segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Seminário "MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE" tem lotação esgotada


Foto do vereador Daniel Marques (PV).


Evento vai debater escassez dos recursos hídricos e a despoluição da Baía de Guanabara, além de apresentar iniciativas bem sucedidas

Já estão encerradas as inscrições para o Seminário Meio Ambiente e Sustentabilidade, que será realizado nos dias 9 e 10 de novembro, no auditório da Universidade Cândido Mendes, no Centro de Niterói. Realização do Grupo Fluminense Multimídia, o evento irá debater a escassez de recursos hídricos e a despoluição da Baía de Guanabara, além de apresentar iniciativas e programas bem sucedidos na área ambiental. O secretário de Estado de Ambiente, André Corrêa, fará a abertura do seminário, que contará com a presença do vice-prefeito de Niterói, Axel Grael, entre outras autoridades municipais e estaduais. Representantes do Terceiro Setor também participam dos debates e palestras.

O primeiro dia de seminário será dedicado a debates envolvendo dois assuntos que vêm tendo grande repercussão e afetam o dia a dia da população: a crise dos recursos hídricos e a eficácia do programa de despoluição da Baía de Guanabara, principalmente por conta da proximidade dos Jogos Olímpicos de 2016. Autoridades diretamente ligadas aos dois temas irão apresentar os projetos e programas que estão em andamento ou que podem ser colocados em prática e discutir, com mediação de especialistas e ambientalistas, os prós e contras das ações.

O advogado especializado em Direito Ambiental Rogerio Rocco, que é professor da Universidade Candido Mendes e analista ambiental do Instituto Chico Mendes, irá mediar a primeira mesa, sobre despoluição da Baía, que terá a presença do secretário de Estado de Ambiente, André Corrêa, e a fundadora do Instituto Baía de Guanabara, engenheira Dora Negreiros. O segundo debate, sobre escassez de recursos hídricos, contará com as presenças do superintendente da concessionária Águas de Niterói, Nelson Gomes, e do diretor da Cedae, Edes Fernandes de Oliveira. Eles irão detalhar as iniciativas que estão sendo tomadas para garantir que a população não fique sem água. Para mediar, foi convidado o vereador e ex-secretário de Meio Ambiente de Niterói, Daniel Marques.


http://portal.ofluminense.com.br/ofluarteweb/meioambientesustentabilidade/index.html
 Saiba mais sobre o Seminário "Meio Ambiente e Sustentabilidade".

No segundo dia do seminário, serão realizadas palestras sobre as práticas bem sucedidas na área ambiental, envolvendo entidades do Terceiro Setor e órgãos governamentais. Fundador do Instituto Rumo Náutico/Projeto Grael, o vice-prefeito de Niterói, Axel Grael, irá mostrar as ações desenvolvidas no instituto, com enfoque socioambiental. Inicialmente programado para fazer uma palestra no primeiro dia de seminário, o comandante do Comando de Polícia Ambiental (CPAm) do Estado do Rio de Janeiro, coronel André Luiz Vidal, transferiu sua apresentação para o segundo dia. Ele detalhará as ações do CPAm a partir das 10h.

Fundador do Instituto Rumo Náutico/Projeto Grael, o vice-prefeito de Niterói, Axel Grael, irá mostrar as ações desenvolvidas no instituto, com enfoque socioambiental.

A terceira palestra, “O lixo que dá lucro”, abordará as ações de reciclagem e projetos ambientais desenvolvidos pela Companhia de Limpeza Urbana de Niterói (Clin). A palestrante será Valeria Vianna, engenheira civil, pós-graduada em Engenharia Sanitária e Ambiental, assessora técnica da companhia, onde atua há dez anos com gerência de projetos ambientais, gestora da Agenda Ambiental na administração pública, gestora da implantação do Plano Municipal de Resíduos Sólidos de Niterói.

Fundador e presidente da Associação dos Protetores do Mar – ONG Guardiões do Mar, Pedro Belga é o quarto palestrante do dia. Ele atua desde 1998 como articulador com comunidades tradicionais do entorno da Baía de Guanabara e em outros Estados; é gestor de projetos socioambientais há 17 anos, sendo os mais recentes os Projetos Cata Sonhos e UÇÁ. Para encerrar o evento, o chef e professor Igor Fernández, da Escola Superior de Gastronomia da Universidade Candido Mendes, fará a palestra “A Gastronomia consciente”.

O seminário Meio Ambiente e Sustentabilidade acontece nos dias 9 e 10 de novembro, a partir das 9h, no auditório da Universidade Candido Mendes (Rua Luiz Leopoldo Fernandes Pinheiro 517, 10º andar). O público deverá enviar suas perguntas para o e-mail seminariosoflu@ofluminense.com.br até 12h de quinta-feira, dia 5 de novembro. Os questionamentos serão entregues aos mediadores do evento, para análise. Ficará a critério deles abrir espaço ou não durante os debates para perguntas do público, por conta do horário.

O seminário tem patrocínio do Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Setrerj), copatrocínio da Prefeitura de Niterói, apoio da Concessionária Águas de Niterói, apoio institucional da Universidade Candido Mendes e realização do Grupo Fluminense Multimídia.

Fonte: O Fluminense







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.