domingo, 2 de agosto de 2015

HORTO DO FONSECA - Dia de festa para reinauguração do Horto Botânico do Fonseca


Inauguração. Foto Luciana Carneiro

Com Leonardo Reis, cantora Bia Bedran, prefeito Rodrigo Neves e secretário de Cultura Arthur Maia. Foto Luciana Carneiro.

Baianas e seus quitutes. Foto Leonardo Simplício.

Projeto Gugu. Foto Leonardo Simplicio

Moradores compareceram em grande número. Foto Leonardo Simplicio

Novo parque com áreas verdes todas reformadas. Foto Leonardo Simplício.

Parcão! Foto Leonardo Simplício.

Usuário inaugurando o Parcão. Foto Leonardo Simplício.


Anderson Justino

Em comemoração a revitalização do espaço várias atividades foram realizadas neste sábado

Moradores da Zona Norte de Niterói já podem desfrutar de um novo espaço a céu aberto para toda a família. Isso porque o centenário Horto Botânico do Fonseca está de cara nova, e após ser revitalizado foi reinaugurado na manhã deste sábado (01) com uma grande festa que contou com a presença de milhares de pessoas, segundo informou a Guarda Municipal. Entre os presentes na reinauguração estavam o prefeito Rodrigo Neves, o vice prefeito Axel Grael e o presidente da Câmara de Vereadores Paulo Bagueira, além de varias autoridades e representantes da sociedade civil. 

"Eu sou cria do Fonseca. Soltei muita pipa dentro das comunidades desse bairro. Já brinquei muito no Horto. Esse novo espaço, completamente revitalizado irá trazer muito mais conforto para as pessoas aqui da região. O Horto do Fonseca precisava ser olhado com muito mais carinho", disse o prefeito Rodrigo Neves, que fez questão de inaugurar a placa de revitalização do parque ao lado do pai, o professor Edson Rodrigues.

Por volta de 11h o prefeito, acompanhado de familiares e autoridades oficializou a reinauguração do horto, que além das reformas e novos espaços ainda contará com atividades do Projeto Gugu, da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB), que passará a utilizar a área para oferecer exercícios para a terceira idade, a partir desta segunda-feira.

O presidente da Câmara Municipal de Niterói, Paulo Bagueira (SOLIDARIEDADE), destacou a importância do espaço de lazer para a zona norte da cidade.

"O Horto do Fonseca é um espaço que precisava ser revitalizado para utilização dos moradores da zona norte. Foi muito importante essa iniciativa para resgatar a tradição de frequentar o horto", comentou o Bagueira.

As atividades deste sábado para a reabertura do espaço tiveram início logo cedo, por volta de 09h, com a participação da Banda Municipal Santa Cecília e do projeto Gugu, que agitou o local com atividades físicas para o público da terceira idade. Segundo a Guarda Municipal, cerca de duas mil pessoas participaram das atividades ao longo do dia. Pela tarde, o espaço recebeu ainda atrações musicais com as canções de Bia Bedran e do grupo Fundo de Quintal.

"Vale a pena conferir, o local está muito bonito. Agora sim poderei trazer meus netos para andarem de bicicleta aqui no Horto. Aquele espaço abandonado, agora está de cara nova, tudo mudado. São anos como morador do Fonseca e agora nossos finais de semana também serão nesse horto, coisa que não acontece há tempos", disse o casal de aposentados Jorge Belmiro e Denadir Belmiro, ambos com 70 anos de idade e 45 de casados.

Além dos moradores antigos da Zona Norte o novo espaço também agradou a garotada.

"Tá muito bonito. Tudo novinho e limpo. Vou poder brincar com minhas amigas e andar de bicicleta. Ficou muito legal", comemorou a pequena Maria Clara, de 11 anos.

Espaço - O parque conta um espaço de oito mil metros quadrado, a maior parte com uma área verde, com pistas de patins e caminhada, playground, local de convivência, quiosques, banheiros, bicicletários, coreto reformado, duas academias, rotas de acessibilidade para portadores de deficiência, além da sede do Parnit (programa da Prefeitura que prevê a criação de unidades de conservação municipais em encostas da cidade e outras áreas de interesse para a proteção de ecossistemas, monumentos naturais, etc) e do ParCão (espaço de lazer para os animais).

Foi concluída também a reforma da rede superficial de drenagem, que fica ao lado do lago do parque. As obras, iniciadas no segundo semestre do ano passado, foram orçadas em cerca de R$ 7 milhões. Para realizá-las, a Prefeitura firmou parceria o governo estadual.

Skatepark - Ainda pendente, o espaço exclusivo para skatistas deverá ficar pronto em outubro, junto com a nova sede dos escoteiros do Fonseca, segundo declarou o prefeito Rodrigo Neves. A segurança do local está garantida com a presença de uma base da Guarda municipal que terá 24 agentes de prontidão por 24 horas no local.

Fonte: O Fluminense





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.