segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Bombeiros combatem novo incêndio na Serra da Tiririca


Na manhã de hoje, um efetivo de oito bombeiros atuavam no controle do incêndio e reforços do INEA, da Defesa Civil de Niterói e da Secretaria de Meio Ambiente de Niterói.

Os focos são pequenos, mas persistentes (são remanescentes do último incêndio) e estão em local de difícil acesso.

A prioridade é manter monitoramento intensivo e fazer pequenos aceiros para evitar que o fogo se propague e atinja outras áreas de vegetação do Parque.

Axel Grael


-----------------------------------------


Bombeiros combatem novo incêndio na Serra da Tiririca




Local que pegou fogo é o mesmo que foi incendiado há duas semanas

O Corpo de Bombeiros foi acionado na tarde de ontem para combater focos de incêndio no Parque Estadual da Serra da Tiririca, localizado entre os municípios de Niterói e Maricá. O local atingido já havia pegado fogo duas semanas atrás, quando as chamas destruíram uma área de aproximadamente 150 metros quadrados de mata nativa, o equivalente a 15 campo de futebol.

Bombeiros, guardas florestais e uma equipe do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) estão no local fazendo rescaldo do incêndio. Segundo o Corpo de Bombeiros, o fogo começou por volta das 15h30 do domingo, mas de acordo com moradores próximos a área de proteção em Itacoatiara, desde sábado já havia sinais de fumaça no parque.

Segundo o Corpo de Bombeiros, a principal suspeita é de que os focos encontrados sejam ainda do incêndio anterior, provocado pela queda de um balão na reserva ambiental, que não foram totalmente extinguidos mesmo com a chuva.

As equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas por moradores do condomínio Ubá Itacoatira, que fica próximo ao parque, e passaram o domingo inteiro no local tentando controlar o incêndio. Durante a madrugada eles foram acionados novamente para verificar a informação de moradores de que havia uma forte fumaça na reserva.

De acordo com moradores da região, já tem uma semana que pode ser vista fumaça no local, mas no sábado (1) ela ficou mais intensa e no domingo houve a necessidade de acionar o Corpo de Bombeiros.

"Os bombeiros chegaram ontem [domingo] à tarde e só foram embora à noite. É perigoso, pois se o incêndio se espalhar o fogo pode atingir as residências próximas" disse Fernando Barcelos, síndico do condomínio Ubá Itacoatiara.

Fonte: O Fluminense


--------------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:

NITERÓI CONTRA AS QUEIMADAS - saiba mais detalhes técnicos sobre o programa anunciado pela Prefeitura de Niterói

Queimadas: mitos e verdades

AÇÃO PREVENTIVA DA PREFEITURA: PROGRAMA NITERÓI CONTRA AS QUEIMADAS

NITERÓI CONTRA QUEIMADAS: Bombeiros firmam parceria com Prefeitura de Niterói
NITERÓI CONTRA QUEIMADAS - Prefeitura de Niterói lança programa de combate às queimadas
NITERÓI CONTRA QUEIMADAS - Corpo de Bombeiros planeja novo quartel para Niterói
NITERÓI CONTRA QUEIMADAS - Bombeiros de folga vão receber extra para combater incêndios em Niterói
Início da série de ações de prevenção às queimadas
PREFEITURA DE NITERÓI VAI ÀS COMUNIDADES COM MAIOR INCIDÊNCIA DE INCÊNDIOS EM VEGETAÇÃO PARA PREVENIR E CONSCIENTIZAR CONTRA RISCOS DO FOGO
Prefeitura inicia nesta segunda-feira série de ações de prevenção contra queimadas
NITERÓI SEM QUEIMADAS: Prefeitura conclui programa de prevenção e controle de incêndios em vegetação
Muitos focos de queimadas em Niterói. Responsáveis pelos incêndios serão investigadosNovo mecanismo para combater incêndios em Niterói
LUTANDO CONTRA AS QUEIMADAS EM NITERÓI
ATENÇÃO: ALERTAMOS PARA O ELEVADO RISCO DE INCÊNDIOS NAS ENCOSTAS (Niterói)






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.