quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Alunos da rede municipal de Niterói são premiados na Olimpíada Brasileira de Matemática




Niterói estará muito bem representada na cerimônia de premiação da décima edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), realizada em 2014. Sete alunos das escolas municipais Altivo César, João Brazil e Maestro Heitor Villa-Lobos vão receber menções honrosas nesta sexta-feira (07.08), às 15h no teatro Odylo Costa, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, no Maracanã.

Os alunos da rede municipal premiados são: Letícia Andrade da Silva, Breno Soalheiro de Castro, Jessica Ramalho do Carmo, Danyel Borges de Carvalho, e Jonata Silva Rodrigues, da E.M. Altivo César; Elis Carvalho Silva Cardoso, da E.M. Maestro Heitor Villa-Lobos e Lucas Monteiro Insuela, da E.M. João Brazil.




A Olimpíada é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e tem como objetivo estimular o estudo da disciplina e revelar talentos na área. Podem participar os alunos matriculados nas escolas públicas municipais, estaduais e federais de todo o país.

A competição é dividida em duas etapas: na primeira fase consiste duma prova objetiva, de 20 questões e a correção é feita pelos professores, a partir de instruções e gabaritos elaborados pelos organizadores. Já na segunda fase, os alunos classificados são avaliados através de uma prova discursiva contendo seis questões.

Os participantes são divididos em três níveis: nível 1 – estudantes de 6º e 7º anos do Ensino Fundamental; nível 2 – estudantes de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental; nível 3 – estudantes do Ensino Médio. Já os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do 6º e 7º anos fazem as provas do Nível 1 e os do 8º e 9º anos no Nível 2. Quem está cursando o Ensino Médio pode se inscrever no Nível 3.

"Essa premiação revela o importante trabalho feito pelas escolas e pela Superintendência de Desenvolvimento de Ensino. A Olimpíada de Matemática é uma oportunidade de preparação dos nossos alunos para futuras competições e para a própria vida.", declarou o presidente da Fundação Municipal de Educação, José Henrique Antunes.

A secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro, comemorou os resultados. "Ficamos muito felizes, pois a premiação evidencia a realização de um trabalho de qualidade comprometido com a aprendizagem e o sucesso dos alunos".

A décima edição da Olimpíada de Matemática contou com a participação de 45.664 estudantes de todo o Brasil, sendo 1.872 do estado do Rio de Janeiro

Fonte: Prefeitura de Niterói 

Veja a lista dos premiados no site da OBMEP.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.