sábado, 20 de junho de 2015

Niterói realiza a III Conferência Municipal de Educação


Foto de Roberto Salles.

Foto de Gabriel Cunha.


19/06/2015 -A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT) e a Fundação Municipal de Educação (FME) deram início nesta sexta-feira, 19.6, a III Conferência Municipal de Educação, no auditório da UNILASALLE.

O evento, que terá continuidade amanhã, 20.06, e nos dias 26 e 27 deste mês, tem por objetivo a implementação do Plano Municipal de Educação e sua adequação ao Plano Nacional de Educação, através de diálogos com diversos agentes da sociedade niteroiense.

A cerimônia de abertura, que contou com a participação de aproximadamente 600 pessoas, entre delegados, convidados e observadores, teve início com uma apresentação do Coral do Colégio Pedro II que, sob regência de Leandro Goetrin entoou o Hino Nacional Brasileiro, além de “Boneca de Cera”, que faz parte do Folclore Nacional e o cântico sul-africano de libertação “Siahamba”.

Fizeram parte da mesa solene o vice prefeito Axel Grael, representando o prefeito Rodrigo Neves, a Secretária Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia Flávia Monteiro de Barros, o presidente da Fundação Municipal de Educação José Henrique Antunes, o pró-reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF), professor Renato Crespo Pereira, representando o reitor da instituição, Sidney Mello, a diretora pedagógica da Regional Baixadas Litorâneas, Mônica Sally, que representou o secretário estadual de Educação do Rio de Janeiro, o presidente da Comissão de Educação da Câmara de Vereadores de Niterói, vereador Paulo Henrique da Silva Oliveira, o reitor da UNILASALLE irmão Jadelino Menegat, além de representantes sindicais, o presidente da I Conferência Municipal de Educação de Niterói, deputado estadual Waldeck Carneiro, a representante do Ministério Público Estadual, Dra. Débora da Silva Vicente e a representante do Ministério de Educação e Cultura (MEC) Rita Melo.

A Conferência de abertura foi proferida pela professora Malvina Tuttman, membro do Conselho Nacional de Educação, onde participa da Câmara de Educação Básica.

“Estamos fazendo um grande investimento na educação do município com reforma e ampliação de 43 escolas, construção de 16 novas Unidades Municipais de Educação Infantil, um novo Plano de Cargos, Carreira e Salário. As políticas públicas precisam ser construídas através de debates com todos os segmentos da nossa sociedade”, declarou o vice-prefeito Axel Grael.

O deputado Estadual Waldeck Carneiro ressaltou a importância de Niterói como um exemplo de educação no Estado do Rio de Janeiro e para além dele.

“O Plano Nacional de Educação representa uma política duradoura e os municípios precisam se adequar a ele. Ao realizar esta conferência, Niterói dá um grande passo pois aqui estão representantes de todos os segmentos envolvidos com a educação em nosso município. Esse encontro vai possibilitar a elaboração de políticas que estruturem as mudanças que precisamos fazer em Niterói” afirmou.

Já de acordo com a secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro de Barros, “Esperamos nesses quatro dias trabalhar intensamente para adequar o Plano Municipal de Educação de Niterói ao Plano Nacional, e para isso contamos com a participação de todos os segmentos da sociedade. Niterói está avançando na educação como um todo, através de um compromisso com a igualdade social”.

O presidente da FME, professor José Henrique Antunes cumprimentou a todos os participantes, de todos os setores presentes na conferência, ressaltando a importância da participação no evento.

“O governo reafirma o compromisso com uma educação pública, de qualidade social e inclusiva. A educação é a melhor ferramenta para que possamos diminuir a desigualdade em nosso país”, afirmou o presidente da FME.

No período da tarde, os participantes votaram o regimento da Conferência durante uma plenária conduzida pelo diretor da Faculdade de Educação da UFF, professor Jorge Najjar. Em seguida delegados e observadores de dividiram em grupos menores onde foram debatidos temas como: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação Profissional, Educação Superior, Educação de Jovens, Adultos e Idosos, Educação Especial, Formação e Valorização dos Profissionais da Educação, Gestão da Educação, Sistema Municipal de Ensino e Financiamento da Educação.

No sábado (20.06) os participantes voltarão a se reunir para o segundo dia de debates nos grupos de trabalho. A III Conferência Municipal de Educação terá prosseguimento na próxima semana, nos dias 26 (sexta) e 27 (sábado).

Fonte: Prefeitura de Niterói





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.