quinta-feira, 18 de junho de 2015

INDIGNAÇÃO E PROVIDÊNCIAS






Texto: Marcel Magalhães
Foto: Arquivo
17/06/2015

Após um fim de semana marcado por episódios de violência que chocaram a população de Niterói em diferentes pontos da cidade, a discussão de um batalhão de policiamento exclusivo para o município mais uma vez ganhou força. E a ideia ganhou peso nas declarações da figura pública de maior relevância na administração pública niteroiense: o prefeito Rodrigo Neves. Em sua conta no microblog twitter ele demonstrou indignação com as ocorrências que foram destaque nas páginas policiais dos jornais e cobrou uma resposta à altura da Secretaria Estadual de Segurança Pública. Em entrevista à TRIBUNA, Rodrigo comentou os fatos e expôs os planos de sua gestão para impedir o crescimento da onda criminal. Além disso, está prevista uma reunião hoje com o secretário José Mariano Beltrame para debater as questões.

COBRANÇAS
“Manifestei minha indignação e cobrança porque na sexta-feira, sábado, domingo e ontem (segunda-feira) tivemos ocorrências graves. Então pedimos um pronunciamento da Secretaria de Segurança sobre Niterói. Temos cooperado com a secretaria, construindo e reformando companhias destacadas, trazendo a Divisão de Homicídios para cá, reforçando o efetivo a ampliando o Proeis. E isso nem é uma atribuição constitucional da Prefeitura, mas cidadão é cidadão e vemos que ainda não é o suficiente. Apesar dos números recentes registrando queda na criminalidade, a sensação é de insegurança”.

BATALHÃO EXCLUSIVO
“Não tenho dúvidas que o aumento de efetivo para nossa região e um batalhão exclusivo são necessários e viáveis. Assim podemos desenvolver ações mais eficientes, para melhorar a sensação de segurança em nossa cidade. Isso já foi proposto antes é uma reivindicação antiga para a nossa cidade. Reconheço que houve aumento nos efetivos, mas no curto prazo vamos seguir cobrando da secretaria ampliação da ostensividade e performance da polícia”.

MANCHA CRIMINAL
“Houve uma migração da mancha criminal para Niterói, Baixada Fluminense e Zona Oeste. Mas não vamos ficar de braços cruzados diante disso porque defendo minha cidade. Considero que o comando de policiamento de área, que abrange a região Leste Fluminense, precisa desenvolver uma ação integrada entre todos os municípios, já que sabemos que muitos não são daqui”.

GUARDA ARMADA
“Estou estudando muito isso, mas é uma medida a médio e longo prazos. Pretendemos dobrar o efetivo da Guarda Municipal para 600 homens até 2016. A ideia do armamento para os agentes é mais uma ação, previsto no estatuto do desarmamento que uma cidade com número superior a 50 mil habitantes pode aderir a essa medida, assim como em Volta Redonda, Florianópolis e Curitiba. Sabemos que os guardas não vão realizar o trabalho da PM, no combate à criminalidade e tráfico de drogas, mas é algo necessário diante na nossa realidade”.

REUNIÃO COM BELTRAME
“Vamos nos encontrar amanhã (quarta-feira) com o secretário Beltrame e sua equipe e nossa expectativa nessa reunião de trabalho é que sejam anunciadas medidas emergenciais e estruturais para a cidade. Acredito muito na cooperação das forças do Estado nessa tarefa”.


Fonte: A Tribuna


---------------------------------------------


AÇÕES RÁPIDAS PARA CONTER CRIMINALIDADE EM NITERÓI

Texto: Marcel Magalhães
18/06/2015


Após as ações violentas que marcaram o fim de semana de Niterói, envolvendo homicídios e assaltos, e causaram a indignação expressa do prefeito Rodrigo Neves em entrevistas e redes sociais, a reação foi através de uma reunião com o secretário estadual de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, onde foram discutidas pautas para impedir a onda de violência na cidade. Após o encontro, três propostas principais foram definidas: exclusividade de ação do 12º BPM apenas para o território niteroiense, implantação de uma companhia de polícia de proximidade exclusivamente para a Região Oceânica e a adição de policiais para as cinco distritais da Polícia Civil no município.

“Reiteramos hoje (ontem) que embora os índices estejam melhorando, a sensação de segurança não está. Por isso estamos pedindo um desempenho mais eficiente e maior ostensividade das forças de segurança pública. Então, a implantação de uma companhia de proximidade na Região Oceânica, novos efetivos para a Polícia Civil e um batalhão exclusivo, é claro que não vão resolver tudo, pois não há mágica, mas acredito que vão melhorar nossos indicadores”, disse Rodrigo, após a reunião, que foi realizada na sede dos Câmara dos Dirigentes Logistas, no Centro, durante a tarde de ontem.
Beltrame endossou o discurso do prefeito afirmando que irá estudar as principais pautas discutidas durante o encontro. O secretário destacou ainda o envio de um patrulhamento especial através de motocicletas da Tropa de Choque, que chegou à cidade ontem.

“Queda nos índices de criminalidade não necessariamente implicam em uma sensação maior de segurança. Ouvi uma série de demandas do prefeito e dos demais aqui presentes, que vão desde a criação de um batalhão exclusivo até um plano de execução específico para a cidade, que não envolve só a questão policial, mas a questão de segurança como um todo. Há coisas que não posso divulgar, mas das ações que fizemos imediatamente enviamos um policiamento motociclístico, um grupo de oficiais que vamos tentar direcionar para cá, porém nosso foco é nas ações mais estruturantes, que dependem do comando da polícia e do governador do Estado”, esclareceu.

Das três propostas, a mais próxima de sair do papel é do reforço no efetivo da Polícia Civil, que deve receber brevemente cerca de 100 novos agentes, distribuídos para distritais, como a 76ª, 77ª, 78ª e 81ª DP. Já as outras medidas ainda estão em fase de estudo.

“Não é mais possível ações emergenciais. Além desse patrulhamento motociclístico, é necessário um enfrentamento mais estrutural e específico para Niterói”, finalizou o prefeito.

 Fonte: A Tribuna



---------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:

Beltrame anuncia mais policiais civis e estuda batalhão exclusivo para Niterói
Prefeito de Niterói reivindica ações para melhorar a segurança na cidade em reunião com o secretário José Mariano Beltrame
Após novos casos de violência em Niterói, Beltrame se reúne com prefeito da cidade






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.