segunda-feira, 8 de junho de 2015

Companhia de Limpeza de Niterói começa a receber isopor para reciclagem





Cidade é a primeira do estado a reaproveitar o material
por Leonardo Sodré

NITERÓI - O problema da falta de um descarte adequado para o isopor na cidade agora tem solução. O material, que costuma ser usado na confecção de itens de decoração e nas embalagens de eletrodomésticos, pode ser descartado agora em 14 pontos de coleta da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) para reciclagem. A iniciativa faz de Niterói a primeira cidade no estado a reaproveitar o poliestireno expandido, matéria-prima do isopor. Em menos de um ano, já foram devolvidos à indústria 500 quilos do produto, de acordo com as contas da companhia.

Segundo a Associação Brasileira do Poliestireno Expandido (Abrapex), são consumidos, anualmente, cerca de 2,95 milhões de toneladas de isopor em todo o mundo. No Brasil, o consumo é de 45 mil toneladas. O maior problema é que o material descartado em aterros demora cerca de 150 anos para ser totalmente decomposto, quando é 100% reciclável, se destinado corretamente.

DESPREZADO POR CATADORES

Por ser um material extremamente leve, que ocupa muito espaço e tem baixo preço de venda, o isopor não é considerado viável para catadores e cooperativas. Para tornar seu reaproveitamento mais atrativo, a Clin passou a desenvolver a prática da logística reversa, pela qual o produto é devolvido à indústria, que fica incumbida da reciclagem.

— Essa prática consiste em gerarmos uma produção expressiva e mostrar que, dependendo da quantidade, a reciclagem do isopor, além de ser sustentável, pode ser rentável. Estamos bastante confiantes, já que a população de Niterói é muito mobilizada nesse tipo de causa, e isso vai nos ajudar a coletar um volume significativo — diz Silvia Pires, bióloga da Clin.

PONTOS DE COLETA

Rua José Figueiredo 34, Centro.
Rua Mululo da Veiga 93, Barreto.
Horto - Alameda São Boaventura, Fonseca.
Rua Irineu Marinho 466, esquina com Avenida Ary Parreiras, Icaraí.
Avenida Presidente Roosevelt 02, São Francisco.
Rua Américo Oberlaeder 51, Santa Rosa.
Rua Leonor da Glória s/nº, Largo da Batalha.
Rua Indígena 72, São Lourenço.
Rua Pastor José Gomes de Souza 688, Caramujo.
Rua Dr. Walter Madeira s/nº, esquina com Avenida Sete, Piratininga.
Rua O s/nº, ao lado da estação de tratamento de esgoto de Itaipu.
Rua Luiz Felipe de Moraes Lamego 490, Santa Bárbara.
Rua João Brasil s/nº, em frente a policlínica da Engenhoca.
Rua Alexandre Moura 60, São Domingos.


Fonte: O Globo Niterói








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.