quarta-feira, 20 de maio de 2015

Prefeitura de Niterói celebra dia Nacional da Luta Antimanicomial




Músico e ex morador de rua Wigberto Rodrigues participou da comemoração em celebração ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial apresentando-se ao lado do secretário municipal de Cultura, Arthur Maia. Foto: Divulgação / Pericles Rodrigues

Músico e ex-morador de rua de Icaraí está em tratamento e volta a tocar

Ele se apresentou em evento da Semana da Luta Antimanicomial, no Teatro da UFF

A Prefeitura de Niterói iniciou nesta segunda-feira (18) a celebração do Dia Nacional da Luta Antimanicomial com um Sarau realizado na Unidade Transitória para Atenção Psicossocial / Hospital Psiquiátrico de Jurujuba, que contou com a participação do músico e ex-morador de rua Wigberto Rodrigues.

O evento contou também com a participação de usuários, familiares e profissionais da rede de Saúde Mental do município, totalizando cerca de 80 pessoas.

Segundo o médico psiquiatra, Maurício Junqueira, a ideia central é aceitar as diferenças entre as pessoas.

“Esse é o dia em que comemoramos um trabalho realizado ao longo de muito tempo com o objetivo de desconstruir a maneira discriminatória de tratar as pessoas com saúde mental”, afirma o médico.

O usuário da rede, Adilson Velasco Souza, falou sobre a iniciativa.

“É importante descaracterizar a ideia de que temos que viver isolado, esses eventos são importantes para recolocar os pacientes na sociedade”, declarou.

No inicio da noite a comemoração aconteceu no Teatro da UFF com apresentação de um show com Wigberto Rodrigues ao lado do secretário de Cultura, Arthur Maia. O evento seguiu com apresentação de peça teatral e mais músicas.




O psicólogo da rede de Saúde Mental, Leonardo Almeida, falou sobre a recuperação do Wigberto.

“Com apenas um ensaio ele tocou muito bem e esse é um efeito dos cuidados da saúde, ele teve um grande avanço, não só pela resposta medicamentosa, mas pela oferta do tratamento com a música”, declarou.

A secretária de Saúde, Solange Oliveira, participou da celebração e destacou a importância de lembrar a data da Luta Antimanicomial.

“O dia 18 de maio é a data de lembrar a reforma antianicomial, particularmente em Niterói, que tem uma tradição de cuidado em Saúde Mental muito importante para esses pacientes, que luta para que eles sejam inseridos na sociedade. O atual governo está investindo no fortalecimento das unidades para que o tratamento da saúde mental seja de socialização”, disse Solange.

Fonte: O Fluminense e Prefeitura de Niterói


--------------------------------------------


Programação
19/05, terça-feira:

13h: Campo de futebol do Largo da Batalha
Torneio de futsal “União da Rede”

20/05, quarta-feira:

15h: Jardim São João / Centro
Teatro de Rua
Atividades Coletivas de teatro e de sensibilização corporal

21/05, quinta-feira:

15h: Teatro Popular Oscar Niemeyer
Exposição de fotos e textos
Oficina de brincadeiras
DJ Matheus Marins
Projeção de Imagens

19h: Roda de samba.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.