terça-feira, 3 de março de 2015

Posto do Médico de Família é inaugurado em Niterói com a presença do ministro da Saúde



O prefeito Rodrigo Neves destacou que, gradualmente, Niterói vai recuperando a excelência na rede de saúde. Foto: Leonardo Fonseca


Prefeito Rodrigo Neves e o ministro da saúde Arthur Chioro participaram da cerimônia de entrega da reforma da unidade na comunidade de Souza Soares, em Santa Rosa


O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, e o ministro da Saúde, Arthur Chioro, inauguraram ontem as obras de ampliação e reforma do posto Médico de Família José Antônio Echeverria Biachi, na comunidade Souza Soares, em Santa Rosa.

Após a obra, a unidade passou a contar com um consultório odontológico, com uma equipe de saúde bucal composta por cirurgião dentista e auxiliar de saúde bucal; sala destinada aos agentes comunitários e ambientes de apoio aos profissionais, como copa e banheiro com chuveiro. Além disso, o módulo possui dois consultórios, sendo um ginecológico, sala de curativo e de nebulização, vacina, farmácia, pré-consulta e banheiro. Cerca de quatro mil pessoas são atendidas por uma equipe formada por três médicos, dois enfermeiros, três técnicos de enfermagem e quatro agentes comunitários de saúde.

O prefeito Rodrigo Neves destacou que, gradualmente, Niterói vai recuperando a excelência na rede de saúde.

“A ampliação de mais uma unidade de saúde, agora com o programa de saúde bucal, reflete o nosso compromisso de requalificar e reconstruir a rede. O nosso trabalho em parceria com os médicos vem permitindo esses avanços nos últimos anos. O caminho está sendo atingido e o cronograma sendo cumprido’’, afirmou o prefeito.

O ministro Arthur Chioro ressaltou que Niterói tem levado a sério e colocado em prática as políticas de compromisso com atenção básica.

“O Ministério da Saúde observa que essa postura que o governo do prefeito Rodrigo Neves tem, colocando toda essa prioridade na área da saúde, vem permitindo que a cidade recupere, muito rapidamente, aquela condição de ser uma referência nacional em diversos indicadores, e isso tem nos ajudado muito, pois sabemos que em Niterói teremos sempre uma prefeitura parceira que leva a sério essas políticas e coloca em prática nossos projetos”, disse Chioro.

A secretária de Saúde, Solange Oliveira, lembrou da importância da obra para a comunidade. “Aqui já funcionavam três equipes de referência de saúde da família, responsáveis sanitárias pelo território Souza Soares e Beltrão, dentro da metodologia do médico de família. Agora ganhamos a equipe de saúde bucal com dentista e um auxiliar de saúde bucal que trabalham coletivamente também na lógica de saúde da família, privilegiando as ações de prevenção e promoção da saúde”, disse.

A reforma e ampliação das unidades integra o conjunto de intervenções em unidade básicas de saúde do programa Mais Saúde, cujo objetivo é a expansão da rede básica de saúde no município.

Fonte: O Fluminense








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.