sábado, 14 de março de 2015

GARGALO NA AVENIDA DO CONTORNO COM OS DIAS CONTADOS. Obra será inaugurada no dia 30 de maio


Diretor da ANTT, Jorge Bastos, visitou obras da Contorno acompanhado do secretário Estadual de Transportes e do vice-prefeito de Niterói. Foto: Marcelo Feitosa


Pedro Conforte

Novas pistas no sentido Centro de Niterói vão ser inauguradas no próximo dia 30 de maio. Obras de ampliação na via são realizadas entre os km 319,8 e o km 322 desde outubro de 2012

Acompanhado do diretor-geral da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), Jorge Bastos, e do vice-prefeito, Axel Grael, o secretário Estadual de Transportes, Carlos Roberto Osório, vistoriou na última sexta-feira (13), as obras de ampliação da Avenida do Contorno. Após sobrevoar a via, o secretário anunciou que no dia 30 de maio as obras de liberação das novas pistas no sentido Centro de Niterói serão inauguradas.

De acordo com o diretor-geral da ANTT, as obras da Contorno são uma demanda há muito esperada pela população do Leste Fluminense.

“Um problema [de rompimento] numa adutora fez atrasar as obras em um mês. Esta é uma conexão vital para quem quer chegar em Niterói e no Rio de Janeiro. Sabemos que a população sofre com a Contorno há muito tempo, mas em 30 de maio isso vai mudar”, afirmou Jorge Bastos.

Para Carlos Roberto Osório, a Contorno, atualmente, é o maior gargalo da região metropolitana e era uma prioridade do governo estadual a conclusão de sua expansão.

“No dia 30 de maio estará em pleno funcionamento. A partir da conclusão desta obra, iniciaremos novas intervenções na BR-101 melhorando a acessibilidade e a flexibilidade para quem quer ter acesso à região metropolitana”, explicou o secretário, lembrando ainda que no próximo dia 18 haverá a licitação para exploração da concessão da Ponte Rio-Niterói.

O vice-prefeito Axel Grael relembrou momentos em que a cidade parou por conta de engarrafamentos na Contorno.

“Não só Niterói, mas várias cidades ganharão qualidade de vida”, declarou.

Obras - As obras de ampliação da Avenida do Contorno ocorrem entre o km 319,8 e o km 322. As pistas da rodovia estão sendo ampliadas e passando de duas para três faixas de rolamento com acostamento, em cada sentido da via, que poderá ser utilizado como quarta faixa durante operações especiais em finais de semana e feriados prolongados.

As obras começaram em outubro de 2012. A via recebe, diariamente, cerca de 90 mil veículos.

História – A Avenida do Contorno foi inaugurada na década de 1960 para fazer a ligação das áreas portuárias e ferroviárias de Niterói e São Gonçalo e melhorar as condições do trânsito entre as duas cidades. Com a inauguração da Ponte Rio-Niterói, em 1974, o tráfego de veículos na via aumentou.

Com 2,2 quilômetros de extensão, a Avenida do Contorno recebe o fluxo de veículos proveniente das cidades de Niterói, Rio de Janeiro e outras da região metropolitana com destino à rodovia Niterói–Manilha e às regiões de São Gonçalo e Itaboraí.

Fonte: O Fluminense


-----------------------------------------------------------

LEIA TAMBÉM:

LINHA 3: ônibus e trens na disputa



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.