domingo, 11 de janeiro de 2015

Roller Popular: uma mistura de esporte, cultura e lazer


O evento Roller Popular visa unir cultura e esporte em um dos principais pontos turísticos da cidade de Niterói. Foto: Divulgação / Aline Cler


Igor Fonseca

Evento que acontece uma vez por mês, abre o espaço do Teatro Popular de Niterói para a prática esportiva. Cada edição conta em média com 300 participantes

Patins, skate e bicicleta ao som de DJ’s, no Caminho Niemeyer, de frente para a Baía de Guanabara. É isso que o Roller Popular proporciona. O evento, que acontece uma vez por mês, visa unir a cultura com um espaço para a prática do esporte. A próxima edição acontece na quarta-feira, dia 14, às 19h, no Teatro Popular.

Diretora-geral do Teatro Popular, Carla Tavares destaca que o importante do projeto, patrocinado pela Secretaria de Esportes e Lazer de Niterói, é que a cidade tenha mais um espaço para a prática esportiva.

“A importância na verdade é o espaço de lazer na cidade, mais um espaço que está sendo oferecido em Niterói para que as pessoas possam praticar um esporte, que na verdade é hobby, um estilo de vida. É uma oportunidade de convivência familiar inclusive, que é hoje o que a gente percebe no Roller. Você vê pais e filhos andando juntos e percebe pessoas de uma idade já mais avançada que mantiveram os hábitos saudáveis e também a juventude participando, ou seja, é um esporte democrático. Todas as faixas etárias estão aproveitando”, explica.

Além disso, ela destaca a união com a parte cultural do projeto.

“E o lance da gente colocar DJ’s, sons, dá essa incrementada. Na verdade é um pouco de revaival (reedição) dos grandes tempos do rockett roller, que foi muito badalado nos anos 80, que as pessoas andavam na Lagoa. Aqui, nós temos a diferença de estar em um lugar ainda mais bonito a céu aberto de frente para a Baía de Guanabara, ou seja, todos os atributos para fazer uma atividade física de maneira segura e prazerosa” conta.

Carla também explica que além do esporte e da cultura, o Roller Popular, que conta com 300 participantes em média por edição, ajuda no turismo da cidade. Para isso, ela cita o exemplo de um grupo que deixa a Região Serrana do Rio de Janeiro para patinar na Cidade Sorriso.

“Eu acho que coloca Niterói no centro das atenções turísticas. Eu acho que, na verdade, é um evento que une três grandes áreas importantes que são o esporte, a cultura e o turismo. Percebemos que um grupo organizado de Petrópolis veio até o evento, por exemplo. Alugou uma van e veio com doze pessoas patinar no Caminho Niemeyer. Então, isso configura que o espaço é bacana, espaço amplo, que é favorável e que não existem muitos espaços com essas características para quem gosta desse tipo de atividade. Tem grande importância geográfica”, disse. Ela ainda destaca como surgiu a ideia do Roller Popular, inspirado no “Rolezão”.

“A ideia de fazer o Roller Popular se inspirou no ‘Rolezão’, que é feito junto com a Secretaria de Esportes e Lazer, que acontece em Piratininga. Depois que a Praia de Piratininga foi asfaltada e fechada aos domingos, que a galera começou a ir para lá de bicicleta, de skate, de patins, percebemos que o patins tinha adeptos, mas faltava um local adequado e a gente tinha um espaço maravilhoso. É isso que a gente quer, estimular cada vez mais uma vida saudável, desfrutando da arquitetura, da arte contemporânea do Niemeyer".

‘Roxy Roller’ e ‘Rolezão’ foram as inspirações

Para as pessoas que têm mais de 40 anos, o Roller Popular lembra uma das festas e programas mais famosos nos anos 80: o Roxy Roller. De acordo com a própria Carla Tavares, o Roller Popular procurou resgatar a prática do esporte juntamente de música. A atração encerrou em 1984.

O Roxy Roller acontecia em um clube na Lagoa Rodrigo de Freitas que era ponto de encontro de jovens que gostavam do esporte e adoravam curtir músicas de discoteca. Canções como “Your song”, de Billy Paul, “Holiday”, de Madonna, e “September”, de Earth, Wind and Fire embalavam os shows. Além disso, o Roxy Roller foi inspirado em filmes como Xanadu, Os Embalos de Sábado à Noite.

Outra fonte de inspiração para o Roller Popular foi o “Rolezão”, um encontro para quem andava de patins, skate ou bicicleta.

Sempre em Piratininga, o “Rolezão” acontecia na pista da orla que passou a ser fechada nos finais de semana para lazer. Foi a partir do movimento, que Carla e a organização do Roller Popular perceberam que os praticantes do esporte eram muitos e faltava mais um espaço para a sua prática, por isso a escolha pelo Teatro Popular, visando incentivar a prática e a manutenção de hábitos saudáveis e aproveitar a bela vista que o Caminho Niemeyer proporciona.

Fonte: O Fluminense






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.