quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Limpeza em Niterói retirou 100 toneladas de lixo da Praia de Icaraí


Durante a limpeza, mais de cinco caminhões e pelo menos três retroescavadeiras auxiliavam os agentes. Foto: Douglas Macedo

Motoristas que seguiam do Centro com destino à Zona Sul ou Região Oceânica eram orientados por agentes da NitTrans. Foto: Douglas Macedo


Vinicius Rodrigues

Primeiras horas da manhã foram de muito trabalho para os garis da Clin. Para limpeza da Praia de Icaraí e principais vias foram mobilizados mais de 200 funcionários

As primeiras horas da manhã de 2015 foram de muito trabalho para os garis da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) na Praia de Icaraí, na Zona Sul, que recebeu mais de 400 mil pessoas durante o Réveillon e na Avenida Ernani do Amaral Peixoto, no Centro, que contou com mais de 40 mil pessoas no Bloco das Piranhas. Foram cerca de 100 toneladas de lixo retiradas das areias e das principais vias, mobilizando nada menos que 700 funcionários. Somente na Praia de Icaraí, onde o fluxo foi maior na virada do ano, foram 400 funcionários. Além disso, a Avenida Visconde do Rio Branco, no Centro, foi palco de vandalismo e dezenas de lixeiras foram quebradas durante o festejo.

Por volta das 5h30 da manhã desta quinta-feira (01), os garis foram distribuídos em diversas equipes e se direcionaram para a Praia de Icaraí. A Avenida Jornalista Alberto Francisco Torres era lavada por caminhões-pipa direcionados em diversos trechos da via, que ainda estava interditada para o tráfego de veículos. Motoristas que seguiam do Centro com destino à Zona Sul ou Região Oceânica eram orientados por agentes da NitTrans a seguirem pela Rua Álvares de Azevedo. Ônibus e carros com destino ao Centro tinham como opção a Avenida Roberto Silveira.

Centenas de banhistas ocupavam as areias da Praia de Icaraí durante a limpeza. Além disso, diversas barracas de camping eram vistas em diversos trechos, isso porque pessoas de outras cidades que vieram a Niterói para a festa de Réveillon também aproveitaram para amanhecer na praia.

“Estou aqui desde ontem, quando cheguei por volta das 19h. Sou de Maricá e foi a primeira vez que assisti os fogos aqui da Praia de Icaraí. Os garis limpando bem cedo também ajuda aos banhistas que estão aproveitando esses dias de folga para virem à praia, já que encontram tudo limpo”, disse o comerciante Sebastião Albuquerque, 42 anos, que estava acompanhado de três amigos.

Durante a limpeza, mais de cinco caminhões e pelo menos três retroescavadeiras auxiliavam os agentes. Latas de cerveja, refrigerantes, garrafas de vinho, champanhe e pacotes de biscoito, além de plantas e flores, eram os objetos que mais estavam sendo retirados das ruas e das areias.

“Muito lixo sendo retirado. Além disso, vimos poucos sacos de lixo aqui na areia, o que é um problema, já que o certo é que as pessoas levem seus próprios sacos para o despejo dos resíduos. Isso ajuda a manter a praia limpa e também nos ajuda a realizar o trabalho de maneira mais rápida”, disse o gari Alessandro Rezende, 22 anos.

Vandalismo – Na Avenida Ernani do Amaral Peixoto, apenas alguns banheiros químicos dispostos em diversos trechos da via ainda mostravam os resquícios dos festejos do Bloco das Piranhas, que aconteceu pela primeira vez no local. Dezenas de garis começaram a atuar na via desde a madrugada de quinta-feira.

Já na Avenida Visconde de Rio Branco, na altura da Estação Arariboia, muito lixo ainda estava espalhado. Além disso, pelo menos 10 lixeiras foram quebradas naquele trecho, fruto de vandalismo cometido durante a madrugada, segundo informaram testemunhas que chegavam para trabalhar nos comércios do Centro.

Rio apresenta queda no volume de lixo em relação ao ano passado

A Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) do Rio de Janeiro concluiu, no final da manhã desta quinta-feira, os trabalhos de limpeza das praias e ruas da capital com a retirada de 680 toneladas de lixo, decorrentes das festividades de final de ano. O volume é 4,36% inferior às 711 toneladas de lixo recolhidas depois do réveillon 2013/2014.

O maior volume foi retirado da praia, das ruas e avenidas de Copacabana, nas quais cerca de 2 milhões de pessoas presenciaram a tradicional queima de fogos naquela que é considerada a maior festa de réveillon do mundo.

Os cerca de 1,2 mil garis que trabalharam no bairro recolheram mais de 370 toneladas, conseguindo entregar avenidas, ruas e a orla da Avenida Atlântica limpas, a moradores e turistas, antes do meio-dia.

Na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio, foram recolhidas 89 toneladas, enquanto outras 13 toneladas foram retiradas do Piscinão de Ramos. O trabalho contou com o auxílio de 2,4 mil contêineres e 371 veículos, entre caminhões-pipa, varredeiras, tratores e sopradores, uma novidade para facilitar o recolhimento do lixo.

Fonte: O Fluminense






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.