sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

ATENÇÃO: Defesa Civil de Niterói alerta para queimadas e faz apelo à população


Incêndio na encosta do Morro do Cavalão, São Francisco, Niterói. Foto Axel Grael. 01 de janeiro de 2015.
 
Helicóptero do Corpo de Bombeiros combate as chamas no Morro do Cavalão. Foto Axel Grael. 01 de janeiro de 2015. 

Incêndio em área do Parque Estadual da Serra da Tiririca, no entorno da Lagoa de Itaipu. Foto de Carlos Boechat. 01 de janeiro de 2015.
 
Incêndio em área do Parque Estadual da Serra da Tiririca, no entorno da Lagoa de Itaipu. Foto de Carlos Boechat. 01 de janeiro de 2015.
 


A Defesa Civil de Niterói está trabalhando em conjunto com o Corpo de Bombeiros para combater focos de incêndio e prevenir queimadas.

Por conta da alta temperatura e vegetação seca devido à escassez de chuva na virada do ano, foram identificados, até o momento, quatro pontos de áreas verdes com queimadas nos dois primeiros dias de 2015: Parque da Cidade, Morro do Cavalão, ambas em São Francisco, no entorno da Lagoa de Itaipu e na localidade de Muriqui, em Pendotiba. Foram utilizados helicópteros do Corpo de Bombeiros para combater o fogo, todos já controlados.

Embora haja previsão de pancadas de chuva para esta sexta (2/1) e sábado (3/1), a Defesa Civil mantém o estado de alerta para as queimadas e pede à população que tome algumas medidas para conter a vulnerabilidade à ocorrência de incêndios nas encostas, colocando a moradia também em risco.

"Através da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do município, vamos apurar os responsáveis pelas queimadas, que poderão ser enquadrados na Lei de Crimes Ambientais”, destaca o vice-prefeito de Niterói, Axel Grael.


"Com o objetivo de proteger a população e as áreas verdes da cidade, é muito importante que se evite queimar o lixo e o mato próximo às residências, bem como soltar balões. Práticas como essas colocam em risco os próprios moradores, já que o fogo pode alastrar-se rapidamente. Através da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do município, vamos apurar os responsáveis pelas queimadas, que poderão ser enquadrados na Lei de Crimes Ambientais”, destaca o vice-prefeito de Niterói, Axel Grael.

"No mesmo período do ano passado, o município teve uma perda de cerca de 630 hectares de vegetação por conta das queimadas".

A Prefeitura de Niterói pede que, em caso de focos de incêndio, a população comunique o Corpo de Bombeiros (193) e a Defesa Civil (199) imediatamente. Além de degradar o meio ambiente, devido à alteração da fauna e flora locais, os incêndios em vegetação contribuem para o aumento das médias de temperatura, prejudicam a qualidade do ar, gerando graves problemas respiratórios na população.

No mesmo período do ano passado, o município teve uma perda de cerca de 630 hectares de vegetação por conta das queimadas, o equivalente a mais de 630 vezes a área do gramado do Maracanã.

Fonte: Prefeitura de Niterói 


---------------------------------------------

LEIA TAMBÉM:

INCÊNDIO EM VEGETAÇÃO DO MORRO DO CAVALÃO MOBILIZA EQUIPES AO LONGO DO DIA TODO
ATENÇÃO: O NÍVEL DE RISCO DE INCÊNDIO PARA OS ÚLTIMOS DIAS DO ANO É CONSIDERADO ALTO

OUTROS INCÊNDIOS EM VEGETAÇÃO RECENTES

MAIS UMA VEZ: Fogo na mata da encosta de São Francisco

INCÊNDIOS EM VEGETAÇÃO ENTRE JANEIRO E MARÇO DE 2014

PROGRAMA NITERÓI SEM QUEIMADAS

DEFESA CIVIL DE NITERÓI

 
DANOS AMBIENTAIS E À SAÚDE CAUSADOS PELAS QUEIMADAS: 
 

CAUSAS DOS INCÊNDIOS EM VEGETAÇÃO
 
 

OUTRAS INFORMAÇÕES SOBRE QUEIMADAS






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.