sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Seminário no Caminho Niemeyer discute turismo na Baía de Guanabara e homenageia aluno número 100 mil do Pronatec Turismo


Axel Grael dá as boas vindas ao ministro Vinicius Lages e os demais participantes do evento. Foto Péricles Rodrigues.

Ministro Vinícius Lages com Pablo Tavares, aluno número 100 mil do Pronatec- Turismo. Foto Péricles Rodrigues.

Axel Grael com formandos do Pronatec Turismo. Foto Péricles Rodrigues.

Axel Grael com Gilberto Pereira, um dos formandos no curso. Foto Péricles Rodrigues. 


Evento contou com a participação do vice-prefeito, Axel Grael, e do ministro do Turismo, Vinícius Lages

O vice-prefeito de Niterói, Axel Grael, e o ministro do Turismo, Vinícius Lages, participaram na manhã desta sexta-feira (13/12) do 1º Seminário sobre a Utilização Turística da Baía de Guanabara, no Caminho Niemeyer.

No evento, foi apresentado um estudo amplo sobre a Baía, além de uma solenidade de comemoração ao aluno número 100 mil do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico) Turismo e entrega dos certificados aos alunos formandos do programa no município.

Axel destacou as parcerias do município com o Ministério do Turismo que têm feito com que Niterói volte a ter um protagonismo no turismo no país. Ele falou também sobre a importância do evento.

"Niterói tem hoje infraestrutura para receber turistas e formar profissionais para prestar serviços neste setor é muito importante. Chegamos a um número expressivo de profissionais formados pelo Pronatec. A discussão sobre a Baía de Guanabara é fundamental. É um ativo fantástico que temos no Estado do Rio que tem sido subaproveitado em termos turísticos desde a tragédia do Bateau Mouche. A Baía de Guanabara tem um apelo turístico muito grande e para Niterói é fundamental já que a cidade tem muitas adaptações turísticas à beira mar. Aqui mesmo no Caminho Niemeyer, você poderá ter acesso ao turismo pelo mar. É uma grande oportunidade e precisamos trabalhar isso melhor", disse.

Axel afirmou ainda que, com a proximidade dos Jogos Olímpicos de 2016, a Baía de Guanabara ganha importância ainda maior já que será palco de provas da Vela. Segundo ele, é fundamental o cumprimento da meta assumida com a comunidade olímpica de redução de 80% da poluição da Baía até 2016 e de se preocupar como ficará o espaço no período pós-Jogos.

O ministro do Turismo, Vinícius Lages, destacou o engajamento da pasta na formação e desenvolvimento do “Cluster Turístico” na Baía e lembrou do bom momento vivido pelo setor em todo o país.

”É um momento muito bom do turismo brasileiro. Temos investido no turismo interno e externo e a “turistificação” da Baía de Guanabara representa um tema desafiador, porque utilizando essa área turisticamente e de forma sustentável é uma questão que aposto, vai contribuir muito para o alcance do desenvolvimento global do turismo", afirmou.

O presidente da Neltur, Paulo Freitas, afirmou que a Prefeitura tem dado tratamento especial ao turismo na cidade.

"O prefeito Rodrigo Neves e o vice-prefeito Axel Grael estão tratando com entusiasmo e afinco a questão do turismo. Niterói é hoje uma cidade que pensa o futuro, se analisarmos as questões que envolvem o trabalho de desenvolvimento do turismo no país. Sinto-me honrado em homenagear ainda estes alunos do Pronatec Turismo. Niterói atualmente é uma das cidades contempladas por este programa que já formou aqui mais de 300 alunos", explicou.

O estudo apresentado sobre a Baía Guanabara indica que os gestores de seu entorno devam trabalhar visando a estimular o desenvolvimento das localidades. De acordo com o estudo, ações estratégicas deverão perpassar pelo envolvimento das estruturas públicas (federal, estadual e dos municípios envolvidos), privadas e sociais, cujos pilares de seu sucesso encontram base na atratividade, no marketing, na produtividade e na gestão, de modo a manter a necessária competitividade em um mundo globalizado.

O aluno número 100 mil do Pronatec Turismo, o assessor de Turismo, Pablo Tavares, foi homenageado. Ele recebeu das mãos do ministro Vinícius Lages, o certificado de conclusão do curso.


Fonte: Prefeitura de Niterói








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.