sábado, 13 de dezembro de 2014

Seminário discutiu o fortalecimento turístico em Niterói


Evento contou com a presença de Paulo Freitas, Vinicius Lages, Axel Grael, Marcos Gomes e Claudio Magnavita.Foto: Evelen Gouvea

Milena Bouças

Sediado em Niterói, o primeiro seminário sobre a utilização turística da Baía de Guanabara como um dos principais atrativos da cidade do Rio de Janeiro apresentou estudo sustentável

Niterói sediou, na manhã de ontem, o primeiro seminário sobre a utilização turística da Baía de Guanabara, onde foi apresentado um estudo sobre as condições de desenvolvimento sustentável na Região Metropolitana, com base em empreendimentos turístico-temático. Na ocasião, também aconteceu a solenidade de comemoração dos 100 mil alunos inscritos no Pronatec. O evento aconteceu no Teatro Popular, no Caminho Niemayer, no Centro, e contou com a participação do ministro de Turismo, Vinícius Lages, o secretário de Estado de Turismo, Cláudio Magnavita, além de autoridades locais.

Na ocasião, a professora Denise Vogel apresentou um estudo sobre as condições atuais e a utilização turística na baía. Segundo ela, há dificuldades que precisam ser vencidas no local.

“Há uma visível degradação no ambiente e uma deficiência em infraestrutura. Identificar planos e projetos é fundamental para potencializar roteiros turísticos na baía e seu entorno, isso tendo como base os moldes internacionais”, diz Denise.

O vice-prefeito de Niterói Axel Grael comentou que a baía tem sido subaproveitada em termos turísticos.

“Desde a tragédia do Bateau-mouche (embarcação que naufragou na baía), nós perdemos um sistema permanente e estruturado na área. No entanto, temos metas que foram assumidas perante a comunidade olímpica mundial que é recuperar e reduzir 80% de cargas poluentes na baía. Ela será palco das provas de vela nas olimpíadas 2016 e é importante que a gente cumpra essas promessas. As olimpíadas não podem encerrar as ambições que a cidade do Rio possui”, afirma Grael.

O ministro de Turismo, Vinícius Lages, concordou com Axel e salientou que a ideia do governo é trabalhar de forma integrada e fazer que 2016 seja melhor aproveitado.

“O Brasil não pode desperdiçar a oportunidade de ter em 2016 o ano olímpico do turismo. Podemos fazer diversos eventos voltados para saúde, alimentação e tecnologia que sejam aliados ao setor do turismo”, ressalta o ministro.

O secretário de Estado de Turismo, Cláudio Magnavita, comentou que a ocupação turística independe o acesso à despoluição da Baía e que é necessário identificar os pontos que precisam de mais atenção para serem trabalhados.

Pronatec – Após os debates do seminário, houve a solenidade de comemoração dos 100 mil alunos nos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec). Niterói foi contemplada com vários cursos desta iniciativa do governo federal em parceria com a Prefeitura de Niterói, através da Neltur. Além disso, na ocasião, duas turmas receberam os certificados pela participação no programa.

Segundo o promotor de eventos Gilberto da Conceição do Nascimento Pereira, de 46 anos, o curso de promotor de eventos foi primordial para sua vida profissional.

“Eu trabalho em eventos há 20 anos e me formei esse ano pelo Pronatec como promotor de eventos. Eu me surpreendi com o conteúdo. O curso me abriu muitas portas e eu pude me qualificar, foi um divisor de águas na minha vida.”, conta.

O município já formou mais de 300 alunos. Há previsão do aumento para o próximo ano, atendendo a uma demanda turística local. “O curso é padronizado, mas nós estamos sempre procurando novos parceiros para ampliar o nosso curso”, diz o gerente de operações de gratuidade do Pronatec, Pedro Teixeira.

De acordo com Vinícius Lages, muitos desafios que existem no país estão relacionados à educação e à qualificação profissional para o mercado de trabalho.

“Quando o país cresce vai demandando cada vez mais de profissionais especializados. Além do pronatec, queremos ter o Turismo Sem Fronteiras para enviar profissionais para o exterior e o Lidera Rio para desenvolver estratégias de turismo integrado”, concluiu.

Fonte: O Fluminense



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.