domingo, 14 de dezembro de 2014

MTur quer Baía de Guanabara como destino turístico do RJ


Cláudio Magnavita, Vinícius Lages e Axel Grael.

O ministro do Turismo, Vinicius Lages, participou nesta sexta feira (12) do 1º Seminário sobre a Utilização Turística da Baia de Guanabara. O evento, realizado em Niterói (RJ), teve o objetivo de reforçar o diálogo entre gestores públicos e empresários do setor na definição de propostas para a utilização turística da baía, um dos principais cartões postais do Rio de Janeiro.

"Transformar os atrativos turísticos, principalmente os que envolvem belezas naturais, é um desafio que contribui para aprimorar os serviços oferecidos ao turista e para estruturar os destinos. É mais um passo no caminho do fortalecimento do novo ciclo de desenvolvimento do turismo," disse o ministro do Turismo.

A Baía de Guanabara é um importante atrativo turístico do Rio de Janeiro.  Abrange ícones do turismo fluminense como o Pão de Açúcar, a Marina da Glória, o Aterro do Flamengo, a Enseada de Botafogo, a Ponte Rio-Niterói e o Museu de Arte Contemporânea.

O secretário estadual de Turismo do Rio de Janeiro, Cláudio Magnavita, lembrou que a bacia hidrográfica da baía é composta por 15 municípios da região metropolitana da cidade do Rio de Janeiro, entre eles importantes centros urbanos como Niterói, São Gonçalo, Caxias e Magé. "Estamos atuando conjuntamente com os setores público e privado na definição de políticas públicas que poderão ter efeitos significativos nos próximos anos, inclusive no período de realização da Olimpíada”, disse ele.

Nos Jogos Olímpicos serão realizadas pelo menos duas atividades na Baía de Guanabara: remo e vela. Até 2016, o governo do Rio de Janeiro se comprometeu em reduzir até 80% da carga poluente do local, o que garantirá as condições de utilização no evento. Entre as ações previstas pelo governo estadual para melhorar a qualidade ambiental das águas e do entorno da baía estão o tratamento de lixo, esgotamento sanitário, restauração florestal e recuperação ecológica. Trata-se de um compromisso firmado pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Rio de Janeiro no planejamento das ações que integram o Plano Guanabara Limpa.

Durante o seminário, o ministro Vinicius Lages anunciou ainda o empenho de R$ 1 milhão para a primeira etapa da construção do Memorial Marco Zero na ferrovia do município de Magé (RJ).

O seminário é uma iniciativa do Ministério do Turismo, Secretaria de Estado de Turismo e TurisRio, e Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur). Entre as autoridades presentes, o secretário nacional de Políticas de Turismo do MTur, Vinicius Lummertz, o prefeito em exercício de Niterói, Axel Grael, e o presidente da Neltur, Paulo Freitas.

Niterói - Com a chegada dos Jogos Olímpicos de 2016, Niterói se torna um destino ainda mais promissor.  A cidade abriga, entre outros atrativos, obras do arquiteto Oscar Niemeyer, o maior complexo de fortes do Brasil e sete clubes náuticos. É uma das principais rotas para passeios de barcos da Baía de Guanabara, com orla de aproximadamente 33 quilômetros e 13 praias.

Na Copa do Mundo recebeu 119 mil visitantes. Em 2013, foi a mais visitada por turistas hospedados na cidade do Rio de Janeiro, durante a Copa das Confederações, a Jornada Mundial da Juventude e o Rock in Rio, segundo o observatório de turismo da Universidade Federal Fluminense.
Fonte: Mercado e Eventos


----------------------------------------------

LEIA TAMBÉM:

Seminário discutiu o fortalecimento turístico em Niterói




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.