sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

DEFESA CIVIL DE NITERÓI divulga balanço das chuvas de 05 de dezembro de 2014


Apresentamos, a seguir, um resumo do relatório elaborado pela Defesa Civil de Niterói sobre as chuvas ocorridas na data de hoje na cidade de Niterói.

-----------------------------------------





Logo_SMDCI.jpgRelatório – Precipitação 05/12/14


Na madrugada do dia 05/12/2014 o município de Niterói foi atingido por chuvas intensas, que causaram pontos de alagamento em algumas regiões do município e deslizamentos isolados, causando assim transtorno para a população. O fato ocorreu devido a passagem de uma frente fria próximo ao município como se observa na imagem de satélite abaixo.

Fonte: CPTec


A seção de Meteorologia enviou um boletim meteorológico a órgãos da prefeitura na quarta-feira com a informação de previsão de chuvas fortes para esta sexta-feira, na quinta-feira à tarde a fim de reforçar o aviso, foi enviado um informe meteorológico. A Defesa Civil de Niterói entrou no estágio de atenção às 05h desta sexta-feira. O horário de maior intensidade da precipitação deu-se entre as 05 e 06h, tendo o seu pico em torno das 05h30min. Segue abaixo o mapa com as estações pluviométricas e seus respectivos valores acumulados.


Fonte: Defesa Civil de Niterói/Cemaden


Seguem abaixo os gráficos com os dados das estações que apresentaram os maiores índices de precipitação durante o evento:





É importante lembrar que os recursos que ora contamos para o gerenciamento e para a resposta para situações de emergência climática é recente na cidade.

Em janeiro de 2013, Niterói não contava com qualquer recurso tecnológico próprio que pudesse gerar dados climáticos locais para subsidiar as ações da Defesa Civil. Muito pouco tinha-se avançado desde a tragédia do Bumba.

Hoje, contamos com um planejamento capaz de garantir uma maior eficiência no atendimento às situações de emergência e  um conjunto de equipamentos e equipes capacitadas para agir. Saiba quais são estes novos recursos:

Tecnologia:
Estação Meteorológica
Rede de Pluviômetros
Sistema de alerta com sirenes nas comunidades

Ações preventivas:
Núcleos de Defesa Civil -NUDEC´s
Simulações de situações de emergência

Além disso, temos um planejamento para a atuação da Defesa Civil em outras áreas de preocupação, como é o caso da prevenção e controle dos incêndios em vegetação. Para isso, foi desenvolvido o programa Niterói Sem Queimada.

Outras informações e medidas tomadas por Niterói na área da Defesa Civil podem ser verificadas aqui.

Axel Grael


------------------------------------------------------

Balanço de ocorrências de chuvas na cidade nesta sexta-feira

A Prefeitura de Niterói informa que em razão da passagem de uma frente fria, chuvas intensas atingiram vários bairros da cidade entre 5h e 6h desta sexta-feira (5/12). Não foram registradas ocorrências graves.

De acordo com a Defesa Civil, neste período, as regiões com maior incidência foram os morros do Estado (Centro) e Preventório (Charitas) e Jurujuba, que apresentaram um índice de até 44 milímetros nesta uma hora e 90 milímetros no acumulado ao longo do dia.

Em razão das chuvas, foram registrados bolsões de água nas avenidas Almirante Ary Parreiras e Roberto Silveira, em Icaraí, provocando retenção nestas vias.

De acordo com a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (Seconser), por volta das 7h30 não havia registro de bolsões d'água na cidade.

A Defesa Civil informa que uma casa desabou parcialmente na Travessa José Agra, na Engenhoca. Uma pessoa sofreu apenas escoriações leves mas quando o órgão chegou ao local, ela não estava mais na área. A residência foi interditada.

Ainda de acordo com a Defesa Civil, dois muros desabaram na Travessa Jaílton Faustino, no Badu, e na Rua Maricá, em Santa Rosa, mas não houve vítimas. As áreas serão interditadas.

A Prefeitura informa que equipes da Seconser continuam nas ruas desobstruindo canais e realizando a limpeza de ralos e pede e que a população fique atenta às informações da Defesa Civil.

O órgão encontra-se em estado de atenção em razão do volume acumulado de chuva em algumas regiões e por ainda haver previsão de chuva.

Fonte: Prefeitura de Niterói




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.