quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Prefeitura inaugura obras da Unidade de Saúde de Santa Bárbara




A Prefeitura de Niterói inaugurou na tarde desta quarta-feira (12.11) as obras de reforma e ampliação da Unidade de Saúde Dr. Adelmo de Mendonça e Silva, em Santa Bárbara, Zona Norte da cidade.

Inaugurada há 36 anos, pela primeira vez a unidade passou por obras. As intervenções vão melhorar as condições físicas para o atendimento à população e darão mais conforto aos profissionais de saúde que atuam no local.

O posto conta com seis consultórios, que farão atendimento de clínica médica, ginecologia, pediatria e odontologia. O espaço conta também com de salas de grupo, de pré-consulta, de coleta, de curativo, de vacina, de nebulização e farmácia.

Os serviços também foram ampliados. Serão oferecidos atendimentos psicológico, social e nutricional. Futuramente a unidade básica de saúde estará apta a trabalhar a atenção e prevenção do uso de álcool e drogas naquela região.

A obra integra o conjunto de intervenções em unidade básicas de saúde do programa Mais Saúde, cujo objetivo é a expansão da rede básica de saúde no município. A unidade de Santa Bárbara passa a ter capacidade para atender 8 mil pessoas do bairro.

O prefeito da cidade destacou que o que a prefeitura vem fazendo na área de saúde é buscar prestar um serviço de melhor qualidade para a população de Santa Bárbara.

“Nós estamos fazendo isso em todas as outras regiões. Estamos reformando e ampliando 25 unidades de saúde. Infelizmente Niterói sofreu com o abandono, especialmente na rede de saúde, com o completo desmantelamento da rede. É um esforço muito grande porque a prefeitura estava endividada e com um quadro fiscal muito deteriorado, mas em função da parceria com o governo federal essas reformas se tornaram possíveis e hoje são uma realidade”, disse o prefeito.

O chefe do Executivo municipal ressaltou ainda o empenho da atual gestão em reconstruir a saúde de Niterói. 

“Estamos cada vez mais motivados para reconstruir a saúde de Niterói e dar respeito e dignidade no atendimento à população. Os moradores do bairro serão atendidos a partir de agora em instalações qualificadas, os profissionais terão mais conforto no ambiente de trabalho e tudo isso nos orgulha e nos motiva muito. Quem ganha com esse esforço é a população mais humilde, que precisa da rede básica de saúde, especialmente em bairros da Zona Norte da nossa cidade”, afirmou.

A secretária municipal de Saúde, Solange de Oliveira, disse que os investimentos que vêm sendo realizados contribuirão para que Niterói volte a ser referência na área.

“Estamos nos empenhando na reconstrução da saúde de Niterói, que sempre foi uma cidade pioneira, que lançava políticas públicas de ponta, mas que infelizmente encontramos em uma situação muito delicada. Reconstruir é muito mais difícil do que construir. Essa obra não muda apenas a parte física, modifica uma concepção de atendimento, que dá à população a oportunidade de sentir-se acolhida dentro da unidade, de aguardar o atendimento numa sala de espera digna, o que humaniza o espaço de saúde. Estamos trabalhando muito para construir uma saúde com muito mais qualidade, fortalecendo a atenção básica e ampliando e a qualificação dos serviços. Essa é mais uma conquista”, disse Solange.

Também participaram da inauguração o vice-presidente de Atenção Coletiva, Ambulatorial e da Família, Gustavo Rodrigues; os secretários municipais de Obras, Domício Mascarenhas; de Assistência Social e Direitos Humanos, Bira Marques; de Participação Social, Anderson Pipico; a secretária Executiva Maria Célia Vasconcellos; e o ex-secretário municipal de Saúde e deputado federal eleito, Chico D’Angelo.

Fonte: Prefeitura de Niterói


---------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:

Prefeitura de Niterói inaugura Clínica Comunitária da Família da Ilha da Conceição
Ação de higiene bucal atende moradores de rua no Centro
Prefeitura de Niterói inaugura obras da Unidade de Saúde do Morro do Estado
Prefeitura reabre Médico de Família do Morro do Céu
Prefeitura inaugura obras da Clínica Comunitária da Família de Várzea das Moças
Prefeitura inaugura obras do Módulo do Médico de Família do Maravista
PREFEITURA MÓVEL: Ilha da Conceição ganhará Clínica Comunitária da Família
PREFEITURA DE NITERÓI INAUGURA CLÍNICA COMUNITÁRIA DA FAMÍLIA NO BADU
Prefeito de Niterói inaugura obras do Médico de Família de Matapaca
Assinada ordem de início para obras do novo Getulinho
Hospital Getulinho já realizou 100 mil atendimentos desde a reabertura, em janeiro de 2013
REGIÃO OCEÂNICA DE NITERÓI. Emergência em novo endereço durante obras do Mário Monteiro
Prefeitura Móvel: Unidade do Médico de Família do morro do Céu, no Caramujo, será retomada
Prefeitura de Niterói e governo estadual inauguram Clínica da Família na comunidade da Teixeira de Freitas
Obras da Clínica da Família da Teixeira de Freitas e do Rio Imagem 2 são iniciadas
Obras na Unidade de Urgência Mário Monteiro começam na próxima quinta-feira (24.7)
Estado inaugura Mamógrafo Móvel: equipamento poderá zerar a fila por exames em Niterói
Consultório de Rua: 188 moradores em situação de rua já foram atendidos na unidade móvel em bairros da cidade
Prefeitura recebe Unidade Móvel com 20 câmeras para auxiliar no combate ao crack
Prefeitura de Niterói vai investir R$ 70 milhões em Saúde, Educação, Ordem Pública e Mobilidade
Obras de Clínicas da Família e do PAC em comunidades em pleno andamento
Professores e estudantes americanos visitam policlínica de Niterói
Unidade de saúde municipal realiza ação contra hanseníase
Mutirão contra a dengue e leptospirose no morro do Bumba
Brasil eleva a 80% o acesso das adolescentes das Américas à vacina contra o HPV. Niterói adere à campanha



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.