sábado, 15 de novembro de 2014

PARNIT TEM CAMPEONATO DE DOWN HILL - Treino da Copa DownNit tomou conta do Parque da Cidade neste sábado


Treino da Copa DownNit tomou conta do Parque da Cidade neste sábado. Foto: Julio Silva


Ana Paula Soares

Essa é a segunda edição do Copa DownNit e terá supervisão técnica da Federação de Ciclismo do Rio de Janeiro e possui cerca de 150 inscritos até o momento

Conhecido como um dos melhores lugares com rampa para saltar de parapente do Estado do Rio de Janeiro, o Parque da Cidade, em São Francisco, muda de foco neste fim de semana, quando abriga a Copa DownNit, evento de mountain bike down hill, com cerca de 150 inscritos até o momento e atletas da região e de outros estados. Este sábado foi dia de treino livre, que continua neste domingo a partir das 9h e às 12h será a largada da competição.

“O Parque da Cidade já é um dos melhores lugares para a prática de mountain bike down hill e o pessoal é integrado com o local. Para gente, é importante que tenha esse tipo de movimentação na cidade, que atraia famílias e atletas de dentro e fora do estado. O evento ajuda a conservar e melhorar a pista, torná-la mais apropriada para quem pratica o esporte. Sem contar que eles nos ajudam a manter a ordem do parque, se sentem responsáveis pelo local e isso é ótimo. Eventos como esse têm que entrar para o calendário da cidade”, afirma Bruno Souza, há 8 meses à frente da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.

Essa é a segunda edição do Copa DownNit e terá supervisão técnica da Federação de Ciclismo do Rio de Janeiro e seus resultados serão contabilizados nos rankings estadual e nacional da Confederação Brasileira de Ciclismo. Ao todo, são oito categorias divididas por tipo de bicicleta e faixa etária: Open Rígida (bikes sem suspensão traseira), Enduro (bikes com suspensão dianteira single crown com no máximo 180mm e suspensão traseira no máximo 160mm), Juvenil (10 a 15 anos), Júnior (16 a 18 anos), Expert (19 a 29 anos), Master A (30 a 39 anos), Master B (40 anos ou mais) e Open Pro Elite (acima de 18 anos sem restrições de bike). Os cinco melhores de cada categoria recebem troféu e medalha neste domingo.

“Ano passado, tivemos apenas pontos para o estadual, por isso, esse ano, esperamos mais atletas de fora do Rio de Janeiro. Como este sábado amanheceu com muita chuva e a pista é muito técnica, alguns pilotos preferiram não descer, embora muita gente tenha se divertido treinando. Esperamos também atletas que virão de última hora para competir”, comenta o criador e organizador do DownNit, Leo Dias, que lembra que a inscrição é feita na hora.

A pista do Parque da Cidade é relativamente curta, toda trabalhada em sequencias, ou seja, não tem espaço que não tenha obstáculos que o atleta não consiga fluir no movimento. São obstáculos variados, espalhados por toda extensão de 600 metros, de cima a baixo. O grau de dificuldade é alto, apesar dela ser curta, com cerca de 1 minuto e 30 segundos para a descida.

“Exigimos os equipamentos de segurança mínimos que são capacete fechado (full face, que tem o protetor de queixo), joelheiras e luvas. Os recomendados são: protetor de pescoço e colete tipo motocross. Contamos com um público grande neste domingo, até porque aqui é um ponto turísco também. Como a previsão é de sol, a expectativa é a melhor possível”, garante Leo, que adianta estar em fase de elaboração de um projeto para a construção de uma pista olímpica para 2016: “Vamos lidar com percursos oficiais e devemos fazer uma prova para inauguração oficial da pista em 2015”.

Para o niteroiense Fabrício Campos, de 18 anos, atleta de mountain bike down Hill e competidor na categoria Open Rígida, a pista é de nível médio a fácil.

“A pista é rápida e tranquila. Eu sou suspeito em falar porque ajudei a construir a pista, estou aqui sempre. Mas, acho que o pessoal de fora vê muita dificuldade, principalmente por causa dos saltos com um buraco no meio. Tem uma galera que fica com medo e não consegue saltar”, compara Fabrício.

O evento conta com o apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. O Mountain Bike é uma modalidade de ciclismo em que seu objetivo principal é ultrapassar diversos percursos e irregularidades, além de ser realizada em estradas de terra, trilhas de fazendas, trilhas em montanhas e dentro de parques e em cidades.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.