segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Analfabeta até fevereiro, aluna de Niterói ganha ‘bronze’ em concurso de redação


Ex-moradora de rua dá lição de vida e de superação

Maria Inez Magalhães

Rio - Aos 12 anos, Lorena Leita da Costa já é uma lição de vida. Analfabeta até entrar para a escola em fevereiro desse ano, a aluna do 3º Ciclo da Escola Municipal Anísio Teixeira, em São Domingos, Niterói, ficou em terceiro lugar no concurso de redação ilustrada Criando a Niterói do Amanhã, com o tema ‘Que Niterói você quer?’. Nos textos, os alunos da rede municipal de ensino sugeriram mudanças para uma cidade melhor. Os trabalhos foram entregues em agosto, quando a menina tinha apenas seis meses de alfabetizada. O projeto é da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) da prefeitura da cidade.





Mas Lorena é mais que uma campeã do concurso. Ela é uma vitoriosa da vida. Até ir morar com o pai, Jadilson Barbosa da Costa, em fevereiro, após a morte da avó, a realidade da menina não foi nada fácil. Viveu com a mãe que se entregou às drogas e à prostituição com uma das filhas, e chegou a morar na rua com elas e outros irmãos, após terem que sair de casa sob ameaças de traficantes. Viu a avó, que a criou, entrar em depressão e morrer de câncer, e um irmão ir para o Conselho Tutelar.

No entanto, ela vem superando as adversidades e com a ajuda da família — além do pai, vive com outros irmãos e a madrasta — e dos professores, deu a volta por cima e está escrevendo um capítulo feliz de sua história. Além de estudar, faz aulas de flauta e bateria, vai à praia com a família, brinca de boneca e gosta de Aline Barros, cantora gospel, e de Ivete Sangalo, dia a dia bem diferente de tempos atrás.

Mas as marcas do passado recente ainda assombram a menina. “Via a minha mãe sair de casa todos os dias para usar drogas e se prostituir com minha irmã. Pedia a ela para não ir porque gostava dela. Ela dizia que ia tentar parar, mas não consegui. Ficava triste. Era muito ruim”, lembra ela, aos prantos, ao lado da professora Kênia Soraia Soares Costa, de 37 anos, que também se emociona.

Lembrar desse período é ainda muito doloroso para Lorena, menina tímida, que fala baixo, mas conta, com detalhes, tudo o que viveu. “Quando ficamos na rua, eu ia a casa da minha avó pegar comida pra gente. Dormíamos juntos na calçada e, às vezes, na casa das amigas da minha mãe”, conta Lorena.

O período nas ruas durou pouco porque logo a avó alugou uma casa em outro lugar para elas morarem. Mas os problemas não continuaram como se agravaram. Um tempo depois, a avó de Lorena, responsável por todos da família, faleceu. “Minha mãe continuou saindo com minha irmã para usar drogas. Minha avó foi ficando triste com isso, e como já estava doente, acabou morrendo e meu pai me levou para morar com ele”, relata.

Mas, com o tempo, as coisas foram melhorando e a escola mudou a vida da menina. A menina faz planos quando crescer. “Quero ser advogada e também encontrar minha mãe e minha irmã e ajuda-las”, revela.

A redações de Lorena e de todos os vencedores — ao todo 34 — farão parte do plano de melhorias para Niterói, que está sendo elaborado pela Seplag a partir da opinião dos moradores. O plano será lançado dia 22, no Teatro Municipal de Niterói, no aniversário da cidade.

Turma tem 10 adolescentes com histórias parecidas

Quando Kênia chegou à Anísio Teixeira, Lorena já estava lá e, desde então, nunca mais se desgrudaram. Kênia é professora da classe de Aceleração, da qual Lorena faz parte, projeto da prefeitura para alunos fora de seu grau de escolaridade. A turma tem 10 adolescentes com histórias semelhantes à de Lorena. “Esse projeto é um desafio. Temos que colocar esses alunos para frente. Eles são muito carentes e têm histórias muito difíceis”, explica Kênia.

A diretora-geral da Anísio Teixeira, Mara Rosana Lobo Alves conta que quando os alunos chegam muito carentes. “A gente tem vontade só de ficar abraçado. São muito carentes. Mas não podemos fazer só isso? Temos que educa-los, ensinar, cobrar, porque é esse nosso dever, mas também damos carinhos, claro”, conta ela, ressaltando a importância de Jadilson, pai de Lorena, na busca por um futuro melhor para a filha. "Ele nos procurou vários dias. A insistência desse pai foi muito importante para esse resultado”, frisa Mara Alves.

Fonte: O Dia


------------------------------------------


SAIBA MAIS SOBRE LORENA E O CONCURSO:

Concurso "Criando a Niterói do Amanhã" premia 34 alunos da rede municipal
CRIANDO A NITERÓI DO AMANHÃ: Prefeitura de Niterói premiou 34 estudantes da rede pública vencedores do concurso

SAIBA MAIS SOBRE OS AVANÇOS DA EDUCAÇÃO EM NITERÓI:

ESCOLAS
Visita às obras de reforma e ampliação de escolas em Icaraí
IFRJ em Niterói: Licitação tem previsão de ocorrer ainda este ano
Colégio Pedro II começa a arrumar malas rumo a Niterói
Visita a auditório da Escola Municipal Portugal Neves

CRECHES
Pontapé inicial para início das obras de Umei no Engenho do Mato
Prefeitura inaugura Umei no Barreto
Prefeitura de Niterói inaugura na comunidade do Buraco do Boi, Barreto, a décima unidade de educação infantil da atual gestão
Programa Mais Infância ganha reconhecimento internacional
PARCERIAS PREFEITURA - UFF: Prefeitura vai construir creche no Morro do Preventório em terreno doado pela UFF
Nova sede da UMEI de Santa Rosa é inaugurada
Governo inaugura mais uma escola de Educação Infantil em Santa Rosa
Prefeitura inaugura UMEIs no Maceió e Jacaré
Prefeitura inaugura maior creche da cidade
Prefeitura inaugura UMEI no Sapê, a quarta este ano
Prefeito em exercício e secretário de Educação visitam obras da UMEI do Caramujo, que estão na reta final
Prefeitura de Niterói inaugura a UMEI da rua Magnólia Brasil, a terceira em seis meses

BIBLIOTECAS
Prefeitura inaugura Biblioteca Popular no Campo de São Bento no dia 13
Prefeitura de Niterói inaugura biblioteca popular no Barreto 
Prefeitura de Niterói reinaugura a Biblioteca Popular Municipal Aguinaldo Pereira de Macedo, na Vila Ipiranga
População comemora reabertura da Biblioteca Popular Silvestre Mônaco

OUTRAS AÇÕES NA ÁREA DE EDUCAÇÃO:
Prefeitura de Niterói inaugura Telecentro para idosos em Santa Rosa
Prefeitura de Niterói inaugura Plataforma Urbana Digital no Morro do Palácio
Morro do Céu ganha Telecentro, novo centro social e tem rua principal recuperada
Telecentro da Clin é reinaugurado
Cidade terá duas Plataformas Urbanas Digitais




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.