sexta-feira, 5 de setembro de 2014

UFF ganha novo Centro de Artes nesta sexta-feira



Espaço será o mais completo de Niterói e um dos mais modernos do País. Foto: Divulgação / UFF


Chailon Conceição

Espaço será o mais completo e moderno de Niterói com espaço vários espaços. Valor investido para reforma e reestruturação do local foi de R$ 10 milhões

A Universidade Federal Fluminense (UFF) inaugura nesta sexta-feira, às 17h, o Centro de Artes (Ceart). O prédio que abrigou um dos cinemas mais famosos da cidade foi reconstruído para dar lugar ao novo espaço cultural. Com a inauguração, o espaço será o mais completo de Niterói e um dos mais modernos do País, reunindo o Cine Arte UFF, o Teatro da UFF, a Galeria de Arte UFF, o Espaço Aberto UFF e o Espaço UFF de Fotografia. O valor investido no Centro é de R$ 10 milhões.

“Levantamos um novo cinema dentro do que existe de mais moderno e seguro. Uma obra difícil porque tivemos que reforçar a estrutura da reitoria, trocar todas as tubulações e, em função destas questões, a obra demorou para ser concluída. Para ter uma ideia, realizamos importações de mais de cinco países. Um desses equipamentos foi preparado para transmitir filmes antigos. Sempre acreditei que a população de Niterói e São Gonçalo mereciam um equipamento cultural como esse”, afirmou o reitor Roberto Salles.

Na produção de eventos, o Ceart viabilizará ainda a realização de cursos, palestras, seminários, debates e workshops. Essa programação diversificada, que inclui um dos projetos mais antigos, o UFF Debate Brasil, fez com que o conjunto de espaços recebesse até dezembro de 2009 cerca de 120 mil pessoas.

Segundo Roberto Salles, o Cinema é equipado com os mais modernos equipamentos de cinema profissionais, permitindo não só a exibição de filmes do circuito comercial, como também produções audiovisuais alternativas em seus diversos formatos. Ele conta ainda com um espaço adequado para apresentações da Orquestra Sinfônica Nacional da UFF, além de equipamentos de som e de iluminação para pequenas apresentações musicais ou de palestrantes.

Já o teatro conta com uma nova vestimenta cênica, a mais completa iluminação cênica para os espetáculos, com novo sistema de refletores e um novo grid de iluminação, proporcionando maior economia de energia. Todos os eventos que ocorrerem no Centro de Artes poderão ser registrados em áudio e vídeo profissionais e poderão ser transmitidos, simultaneamente à sua realização, pela internet ou para outros espaços na Reitoria.

Um sistema de vigilância, com monitoramento por câmeras foi instalado para a segurança do público, das obras expostas na galeria e dos equipamentos do Centro.

Fonte: O Fluminense







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.