sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Prefeitura de Niterói reforça uso de redes sociais na apuração e resolução de demandas

 
Página inicial do colab.re

9/09/2014 - A rede social tem sido um grande avanço na apuração e resolução de demandas e a Prefeitura de Niterói incorporou isso em sua ouvidoria. Atuando em diversas secretarias, os perfis institucionais estão em alta na cidade.

A Secretaria de Conservação e Serviços Públicos conta com um perfil conhecido nas redes para atendimento de demandas. As solicitações são vistas pela assessoria e encaminhadas para os setores, assim, dão mais mobilidade e eficiência ao atendimento prestado. 

"Já temos a página da Seconser no Facebook há bastante tempo, mas foi em agosto do ano passado que começamos a intensificar mais a nossa presença. Foi um pedido do próprio prefeito que recebia muitas mensagens pelo seu perfil no Twitter e, como a maioria das demandas era da secretaria, ele nos orientou a atendermos e interagirmos com a população nas redes sociais" — contou a secretária Dayse Monassa.

Para complementar, a Prefeitura está testando um novo aplicativo, conhecido como Colab. A ideia é que a população colabore com a fiscalização da cidade. O aplicativo pode ser baixado em sistemas como Android e IOS, além de ser usado na Web.

Pela internet, o usuário acessa o endereço colab.re e utiliza a página da rede social através de sua conta do Facebook. A página é composta por três abas principais que permite fiscalizar, propor e avaliar. Ao clicar em “fiscalize”, por exemplo, são oferecidas categorias, como limpeza urbana e iluminação pública. Em “proponha”, há opções para as áreas de educação e cidadania.

"A vantagem desta ferramenta em relação ao Facebook é que, com ela, passamos o feedback automaticamente aos usuários e um balanço é gerado. Temos como mensurar melhor as ações que são feitas através dele e termos uma média do que é atendido. Mas, oficialmente, não tem nada em operação ainda, estamos testando apenas" — ressaltou Dayse Monassa, Secretária de Conservação e Serviços Públicos.

A NitTrans também entrou na era da tecnologia, há um mês, incluindo o uso do WhatsApp em sua ouvidoria. Os motoristas e pedestres podem enviar sugestões, situações reais de trânsito e até reclamações sobre irregularidades ou acidentes.

"Todos nós sabemos das dificuldades que ocorrem diariamente no trânsito. Sempre haverá um veículo obstruindo calçadas ou um motorista cometendo alguma infração, por mais que trabalhemos para reduzir os índices de remoção e autuações. Com esse mecanismo, atendemos de forma mais imediata possível a população, pois o aparelho móvel fica no nosso departamento operacional, que aciona o agente mais próximo para resolver o problema, seja desfazer um acidente ou lavrar um auto de infração, apoiar um transeunte e até uma remoção do veículo", afirmou o presidente da NitTrans, coronel Paulo Afonso Cunha.

Fonte: Prefeitura de Niterói







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