quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Lançada ao mar a primeira das novas barcas compradas pelo governo do estado


Embarcação tem capacidade para dois mil passageiros e foi construída na China

por  
 
A primeira das barcas chinesas compradas pelo governo estadualfoi lançada ao mar no estaleiro na China - Shana Reis / Divulgação - governo do estado


RIO - Com capacidade para dois mil passageiros, a primeira das sete barcas chinesas compradas pelo governo estadual para o transporte marítimo na Baía de Guanabara foi lançada ao mar no estaleiro China Shipping, na China, onde as embarcações estão sendo construídas. A nova barca, que vai operar na ligação Rio-Niterói, chega ao Brasil em novembro. Todas estarão no Rio até o segundo semestre do ano que vem. O investimento é de R$ 227 milhões.

- Com a chegada dessas novas barcas para a travessia Rio-Niterói, vai ser possível dobrar a capacidade de passageiros transportados, passando de 12 mil para 24 mil usuários por hora em cada sentido, no horário de pico disse a secretária estadual de Transportes, Tatiana Carius, acrescentando que o tempo médio de travessia Rio-Niterói, que hoje é de 18 minutos, passará para apenas 10 minutos.

Segundo a secretária, até 2007 o sistema de transporte aquaviário contava apenas com 19 embarcações em operação e transportava em média 62 mil pessoas por dia. Hoje são 24 barcas, incluindo 15 catamarãs e nove barcas tradicionais. Após investimentos no setor, como a reforma de estações e a ampliação da oferta de viagens, chegam a ser transportadas até 140 mil pessoas em um único dia.

As novas embarcações serão operadas pela concessionária CCR Barcas, que está concluindo os projetos de adaptação dos atracadouros do Rio e de Niterói para receber as novas lanchas. Em um mês, a estação do Rio da linha de Charitas será climatizada. A estação dos catamarãs Rio-Niterói, que é tombada pelo patrimônio histórico, está sendo reformada. Cinco embarcações foram alugadas para atender ao aumento da demanda de passageiros.



Fonte: O Globo









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.