segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Eleições RJ: candidatos apresentam propostas sobre saneamento e despoluição da baía de Guanabara


Saneamento: candidatos ao governo do Rio apresentam suas propostasMontagem R7 / Divulgação.

Candidatos falam sobre propostas para melhorar o saneamento no Estado

Os candidatos ao governo do Rio de Janeiro falaram ao R7 sobre suas principais propostas para a área de saneamento básico, despoluição da lagoa Rodrigo de Freitas e da baía de Guanabara.

As medidas passam por revitalização da Cedae, saneamento para toda a Baixada Fluminense e descontaminação das lagoas e rios do Estado.

Anthony Garotinho (PR)

Garotinho quer revitalizar a Cedae, levar água e saneamento à Baixada Fluminense, zona este do Rio e São Gonçalo.

— Vou ainda revitalizar a Cedae, levar água e saneamento à Baixada, Zona Oeste e São Gonçalo. No campo do meio ambiente, vamos concluir o Programa de Despoluição da Baia de Guanabara.

O candidato quer dar continuidade ao programa de despoluição das lagoas.

— Vou completar a rede de esgotos para lançamento nas estações de tratamento; com elas funcionando, vamos evitar a contaminação de rios e lagoas, como as de Jacarepaguá e da Barra. Quando fui governador, fiz o cinturão da Lagoa Rodrigo de Freitas, acabando com a mortandade de peixe que havia no local. O esgoto dessas regiões precisa cair nas estações de tratamento, senão é um trabalho que não dá resultado. Tem que identificar de onde sai e encaminhar para as estações.

Dayse Oliveira (PSTU)

A candidata quer um plano de obras públicas para ter saneamento básico para todos, diminuindo problemas de saúde e mortes dos mais pobres.

— Hoje, apenas 32% do esgoto que chega a Baía de Guanabara é tratado. A maioria dos moradores que não têm acesso à coleta de esgoto pertence aos municípios localizados ao redor da Baía de Guanabara. O investimento está muito longe de onde ele precisa estar.

A candidata ainda defende o fortalecimento da Cedae.

— Fim das parcerias público-privadas, com fortalecimento da Cedae estatal e sob controle dos trabalhadores. Independente das Olimpíadas, vamos investir em saneamento, fiscalizar e punir empresas e condomínios de luxo que poluem as baías e lagoas.

Lindberg Farias (PT)

O candidato afirmou que existe uma divisão social e territorial da coleta de esgoto e do abastecimento de água e prometeu mudar tal quadro.

- Em todo o Estado do Rio de Janeiro, cerca de 50% da população não tem serviço de coleta de esgoto. Além disso, cerca de 65% do esgoto produzido não recebe tratamento adequado. Vamos universalizar a coleta de esgoto é uma atribuição da Cedae e do Governo do Estado.

O candidato do PT prometeu despoluir a Baía de Guanabara.

— Há canais de esgoto a céu aberto que chegam aos rios e são despejados na Baía da Guanabara. A despoluição da baía só será possível com a intensificação do processo de saneamento no entorno da Baía de Guanabara, envolvendo as bacias dos rios que nela desaguam.

Luiz Fernando Pezão (PMDB)

Pezão quer ligar 80% das casas da Região Metropolitana à rede de esgoto.

— Temos uma meta ambiental ambiciosa: garantir 80% de esgoto coletado e tratado em 2018 no Estado do Rio de Janeiro. Para garantir o seu cumprimento, serão feitos investimentos significativos em saneamento nas regiões que mais precisam.

O candidato prometeu levar água encanada a todos os moradores da Baixada, São Gonçalo e arredores.

— A ampliação dos sistemas de abastecimento de água da Baixada Fluminense, incluindo novas adutoras, elevatórias, reservatórios e troncos são prioridade. Aa implantação de 1.200 km de redes de distribuição de água tratada e a execução de 360 mil ligações prediais são nossas prioridades.

Marcelo Crivella (PRB)

O candidato defende como prioridade absoluta do seu governo o abastecimento de água e o tratamento de esgoto que, na Baixada, tem-se caracterizado como um colapso permanente.

— Sabemos que o direito à saúde começa no acesso à água potável e a saneamento básico. E exige uma rede de atendimento integrado – municipal, estadual e federal – espalhada e bem planejada. Eis o compromisso: investir pesadamente em água e esgotamento sanitário.

O candidato também prometeu despoluir a Baía de Guanabara.

— É preciso promover a preservação do meio ambiente. Vamos impedir o lançamento de esgoto sem tratamento. Queremos garantir a real despoluição da Baía de Guanabara integrando as ações de saneamento em todas as cidades do entorno da Baía.

Ney Nunes (PCB)

O candidato foi procurado pelo R7, mas não enviou as propostas até a publicação desta reportagem.

Tarcísio Motta (PSOL)

O candidato quer revisar os procedimentos de licenciamento ambiental, garantindo poder de decisão às comunidades impactadas pelo despejo indevido do esgoto.

— Vamos criar uma Secretaria Estadual de Saneamento Ambiental visando a elaboração e o acompanhamento de projetos integrados às diretrizes do planejamento urbano e territorial.

O candidato prometeu um plano para despoluir a Baía de Guanabara.

— Construir planos regionais de despoluição das Baías de Guanabara, de Sepetiba e das bacias hidrográficas estaduais, em parceira com as prefeituras dos municípios das diferentes regiões, envolvendo as comunidades do entorno nas políticas de preservação e recuperação ambiental da região.


Fonte: R7



------------------------------------------

LEIA TAMBÉM:

Matéria de O Globo dá destaque ao saneamento em Niterói

Textos sobre Baía de Guanabara no Blog do Axel Grael
Textos sobre SANEAMENTO no Blog do Axel Grael





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.