domingo, 21 de setembro de 2014

Circuito Brasileiro de Vôlei se despede de Niterói


Na categoria feminina o pódio ficou da seguinte maneira: primeiro lugar Larissa e Talita - segundo lugar Juliana e Maria Elisa - terceiro lugar Maria Clara e Carol. Foto: Divulgação/Confederação Brasileira de Voleibol

Com vitória sobre Juliana e Maria Elisa, atuais líderes do ranking mundial, Talita e Larissa foram campeãs do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, disputado na Praia de Icaraí. Foto: Divulgação/ Confederação Brasileira de Voleibol

Talita vibra durante partida neste domingo. da seguinte maneira: primeiro lugar Larissa e Talita - segundo lugar Juliana e Maria Elisa - terceiro lugar Maria Clara e Carol. Foto: Divulgação/Confederação Brasileira de Voleibol

No pódio masculino Alison e Bruno ficaram em primeiro lugar, Ricardo e Emanuel, em segundo e Allison e Guto ficaram com a terceira posição. Foto: Divulgação/Confederação Brasileira de Voleibol

Guto e Allison ficaram com o bronze no masculino. Foto: Divulgação/Confederação Brasileira de Voleibol


Vinicius Rodrigues

Mesmo com dia chuvoso, público que foi prestigiar o evento na Praia de Icaraí não se decepcionou e lotou a arena para poder conferir de perto as disputas emocionantes

O público que compareceu à arena montada na Praia de Icaraí, na Zona Sul de Niterói, para assistir as finais do último dia de competição do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, não se decepcionou. Isso porque, na final feminina, Juliana e Maria Elisa, atuais líderes do ranking mundial, enfrentaram Talita e Larissa, algozes nas últimas quatro partidas entre as duplas. Do outro lado, Ricardo e Emanuel enfrentaram Alison e Bruno Schmidt. Sobrou emoção, nervos à flor da pele e muita vibração da torcida em duas horas de disputas, que terminou com Talita e Larissa campeãs no feminino e Alison e Bruno campeões masculino da etapa niteroiense.

Debaixo de uma garoa que permaneceu durante todo o dia, Maria Elisa começou o set sacando e conseguiu um ace. A vibração contida demonstrou os nervos à flor da pele das atletas. Larissa e Talita forçavam os ataques no fundo da quadra, dificultando a defesa das adversárias. Disputando ponto a ponto, Juliana começou a se destacar na partida, com boas variações dos ataques. Quando a partida estava 8 a 5, o primeiro protesto das duplas. Juliana e Larissa foram disputar uma bola no alto e Larissa acabou tocando na rede, o que gerou irritação da Talita.

“Brincadeira isso, hein”, protestou Talita. Após pedido de tempo, ela e Larissa tentavam diminuir a distância no placar, que já era de quatro pontos. E conseguiram. Com frieza e troca de posições em quadra, elas empataram a partida em 10 a 10. Como Juliana e Larissa já haviam jogado juntas, os detalhes de conhecimento entre as adversárias começaram a fazer vantagem para a dupla Talita e Larissa, que viraram a partida. A treinadora Letícia Pessoa pediu tempo e muito irritada pediu concentração para as comandadas Juliana e Maria Elisa.

O público, que lotou a arena – a exemplo dos outros dois dias de competição – incendiava a partida com muitos gritos e vibrações em cada rali disputado entre as duplas. Juliana e Maria Elisa, que até então tomaram a virada e perdiam por três pontos de diferença, viraram o jogo pela segunda vez e abriram 17 a 16, mas não durou por muito tempo, elas tomaram a virada e com 20 a 19 para as adversárias, tentaram salvar dois set points. Em vão, Talita e Larissa fecharam o primeiro set em 22 a 20, em 23 minutos.

No segundo set, nova polêmica. Quando o jogo estava 7 a 6 para Larissa e Talita, o juiz Marcos Braga marcou infração após um passe da Talita, porque o passe foi feito com a ponta dos dedos e não com a palma da mão, gerando dois toques. Larissa foi até o juiz e protestou, ouvindo do árbitro que ela deveria voltar para o jogo e que ele era autoridade. Após garantir o ponto seguinte, Larissa olhou para o árbitro e vibrou muito.

Mais concentradas e agressivas, Talita e Larissa abriram seis pontos de diferença. Do outro lado, Maria Elisa perdia potência no saque, facilitando a defesa das adversárias. Com 18 a 12 no placar, era visível o desânimo da dupla líder do ranking mundial. Apenas administrando a vantagem no placar, Talita e Larissa tiveram o match point com 20 a 13 e, após saque de Talita, Juliana recebeu errado, dando a quinta vitória seguida para as adversárias e o título da etapa em Niterói, a exemplo do que aconteceu na etapa anterior, em Vitória (ES).

Titãs

Após o título feminino da Talita e Larissa, foi a vez de Ricardo e Emanuel e Alison e Bruno Schmidt entrarem em quadra para a melhor partida do dia. O confronto estava em lados opostos na rede. Com 2 metros, Ricardo enfrentava Alison, três centímetros mais alto. O primeiro ponto para Alison e Bruno saiu após um rali contra a dupla adversária. Alison, que jogou durante quatro anos com Emanuel, sacou contra seu ex-parceiro pelo meio, uma das dificuldades de Emanuel, conseguindo um ace, fazendo 9 a 5.

As duplas mostravam porque estavam entre os melhores do mundo. Paralelas, diagonais, bloqueios e defesas, de todos os tipos, incendiavam os torcedores presentes. Tentando frear Alison e Bruno, que estavam com 13 a 8 no placar, Ricardo e Emanuel buscavam trocar de posições e abandonar a marcação, mas encontravam um Bruno inspirado, abusando das bolas de segunda e dos saques potentes, dificultando a defesa adversária. O set point veio com 20 a 13. Após deixada para fora de Ricardo, Alison e Bruno fecharam o primeiro set.

No segundo set, Emanuel e Ricardo mudaram a estratégia sacando em cima do Alison. Deu certo. Emanuel estava mais agressivo no ataque e Ricardo passou a sobressair nos bloqueios, conseguindo abrir cinco pontos de vantagem, fazendo 12 a 9. Alison, a exemplo do dia anterior, começava a mostrar descontrole emocional com os erros da sua dupla e reclamava claramente com Bruno. Experientes, Emanuel e Ricardo se aproveitaram da situação e fecharam o segundo set em 21 a 14, levando a partida para o tie-break.

Um rali emocionante no início do set, que durou impressionantes 15 segundos, mostrou que o jogo teria mais emoção. Bruno resolveu mostrar para a sua própria dupla que seu descontrole era inútil e passou a desequilibrar o jogo, abrindo a partida em 5 a 1. Parada técnica e irritação de Emanuel com seus próprios erros. Voltando melhores, Ricardo e Emanuel diminuíram a diferença no placar para 7 a 3, mas com alguns erros, Bruno e Alison fizeram 13 a 10 e passaram a administrar a vantagem, fechando o jogo em 15 a 12, levando o título da etapa em Niterói, o quinto da dupla e o primeiro na temporada nacional.

Na decisão do terceiro lugar, no feminino, Maria Clara/ Carol fizeram 2 a 0 em Ágatha/Bárbara. Já no masculino, Alison e Guto superaram Pedro Solberg e Álvaro Filho e completaram o terceiro lugar no pódio.

A próxima etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, terceira da temporada 2014/2015, acontece em Campinas (SP) entre os dias 17 e 19 de outubro.

Torcida dá espetáculo

Nem mesmo a chuva e o frio foram capazes de afastar o público da arena montada na Praia de Icaraí, após 12 anos da última recepção do campeonato. Munidos de guarda-chuvas e guloseimas, os niteroienses mostravam porque eram considerados pelos organizadores do evento como um dos melhores públicos da competição. Para o casal Helena e César Santiago, a emoção de assistirem a uma final era grande.

“Eu estou muito feliz. Vim todos os dias e não poderia deixar de ver a final. Seria como fazer o bolo e não comer”, divertiu-se Helena. César disse que jogou vôlei de praia na adolescência, mas voltar a uma quadra, ainda que fosse para assistir, seria uma emoção diferente: “fui atleta amador, nem se compara com esses monstros que estão aqui, mas bate uma saudade”, confessou.

Do lado de dentro da arena, os torcedores – que tiveram a entrada franca – embalados pelas músicas, cantavam e vibravam até com pedido de tempo dos atletas. Valia tudo para empurrar suas duplas preferidas em busca do título. Além disso, a possibilidade de ganharem brindes dos organizadores por causa das melhores performances, eram encarados com seriedade pelo público.

Crianças e muitos casais compareceram ao jogo. Foi o caso da família Meirelles. Marcos, Patrícia e os filhos Leandro e Thiago, foram vestidos com camisas da seleção brasileira de vôlei. Animados, eles dividiam opiniões sobre quem poderia ganhar os títulos feminino e masculino. Apesar das dúvidas, celebraram juntos a oportunidade de assistirem um espetáculo em quadra.


Fonte: O Fluminense


----------------------------------------------

LEIA TAMBÉM:

Visita à arena do Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia, em Icaraí
Niterói respira vôlei de praia a partir de hoje
A AGENDA ESPORTIVA DE NITERÓI ESTÁ ACELERADA!!! Veja a programação!
Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia retorna a Niterói
CIRCUITO BANCO DO BRASIL DE VOLEI DE PRAIA: Niterói volta a receber uma etapa após 12 anos com mescla de gerações
Campeonato de skate vai reunir 5 mil pessoas na Boa Viagem





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.