sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Barco naufragado na Baía de Guanabara é resgatado pela arte


O barco “Benção de Deus VIII” será exibido até 12 de novembro na área externa no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno. Foto: Divulgação / Leo Zulluh / FAN


Embarcação naufragada na Ilha da Conceição é apresentada como instalação no Campo de São Bento

Quem passar pelo Campo de São Bento pode ficar surpreso ao se deparar com um barco naufragado próximo ao Centro Cultural Paschoal Carlos Magno (CCPCM). Trata-se da instalação Águas Escondidas, da artista plástica Mercedes Lachmann, em exposição até 12 de novembro.

O barco Benção de Deus VIII é de 1946 e esteve naufragado durante oito anos na Ilha da Conceição. Resgatado em fevereiro deste ano, foi ressignificado como obra de arte. Com dez metros de comprimento, três metros de largura e 2,4 metros de profundidade, foi “protagonista” da exposição Área de Emergência, na I Mostra Rio de Esculturas Monumentais 2014, na Praça Paris, no Centro do Rio.

Agora, de volta à “terra natal”, o barco ficará em exposição em frente ao CCPCM com o objetivo de chamar a atenção da população para um objeto fora de seu habitat natural, despertando nos passantes a reflexão da relação da cidade com o mar, como define Mercedes Lachmann, que é graduada em Comunicação Visual pela PUC e estudou Arte e Filosofia com Fernando Cocchiarale, no Parque Lage.

Experimento na Uerj

A Galeria Candido Portinari, na Uerj, apresenta a mostra Experimento: Desenho, reunindo os artistas Glória Ferreira, Inês Araujo, Daniela Seixas, Susana Anágua, Gustavo Machado e Luiza Coimbra. As obras abordam o deslocamento, as distâncias, as medidas de localização e põem em evidência a frágil relação entre a confiança em instrumentos de mediação do espaço e nossa própria experiência de espacialização.

Chico Cunha acerta o Paço

Um dos principais expoentes da Geração 80, Chico Cunha apresenta, até 2 de novembro, a exposição Chico Cunha Pinturas e Desenhos, no Centro Cultural Paço Imperial. Resultado dos últimos três anos de trabalhos do artista, a mostra apresenta cinco grandes desenhos e 38 pinturas em pequeno formato. Todos os trabalhos são óleo sobre tela.

Chico Cunha participou da exposição Como vai você Geração Oitenta? com a obra Sonho de Valsa, uma pintura de grandes dimensões que dialogava com o espaço arquitetônico da colunata interna da Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Este trabalho ganhou destaque e hoje é um dos principais ícones da época.

Umas das obras mostradas, nesta exposição, chama-se Planta Baixa, um desenho que envolve o espaço e a cor da parede.

Espaço aberto na UFF

O Centro de Artes UFF lançou edital para ocupação de suas galerias de arte com exposições de trabalhos nas modalidades artes visuais, arte eletrônica, objetos e instalações. As inscrições dos projetos estarão abertas do dia 29 de setembro a 28 de novembro. Os trabalhos poderão ser apresentados em exposições individuais ou coletivas, cuja aprovação será julgada por uma comissão de seleção, que levará em consideração o currículo artístico, o texto descritivo do projeto e as imagens impressas das obras a serem expostas e suas características técnicas. As propostas deverão ser encaminhadas pelos correios ou entregues na Divisão de Artes Visuais do Centro de Artes UFF.


Fonte: O Fluminense






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.