quarta-feira, 2 de abril de 2014

Unidade da FAETERJ em Niterói será inaugurada em agosto


Rodrigo Neves e o presidente da Faetec, Celso Pansera, acertaram detalhes. Foto: Divulgação / Jéssica Mattos

Niterói contará com mais uma instituição de ensino superior voltada para a formação profissional a partir do próximo semestre. O anúncio foi feito pelo prefeito da cidade na última segunda-feira, (31.03) em seu gabinete, durante encontro com o presidente da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (FAETEC), Celso Pansera.

O município foi escolhido pelo programa de expansão do ensino superior profissionalizante para sediar um dos pólos da Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio (FAETERJ). A unidade vai funcionar em um antigo Ciep localizado nas proximidades do Largo da Batalha, na região de Pendotiba.

O imóvel foi cedido pelo Governo do Estado e o próximo passo é concluir o processo licitatório da obra com o objetivo de formalizar a adaptação. Inicialmente serão investidos cerca de R$ 2 milhões em equipamentos, laboratórios e mobiliário. A verba já foi liberada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio (FAPERJ) e a previsão de que as aulas comecem em agosto. A Faculdade de Educação Tecnológica de Niterói irá oferecer o curso de Tecnólogo em Logística com capacidade para atender 76 alunos nos turnos da manhã e tarde.

O prefeito destacou as medidas tomadas pelo governo no setor. “Fizemos a doação de um terreno no Sapê para construção do Instituto Federal de Educação, ampliamos o número de vagas no Pronatec e esse ano, além da FAETERJ, vamos a iniciar também a qualificação profissional dos alunos da Educação de Jovens e Adultos da rede municipal. São ações que demonstram o nosso compromisso com a educação profissionalizante”, afirmou..

O presidente da FAETEC destacou a contribuição e a liderança assumida pelo município na região do Leste Fluminense. “Estamos dando mais um passo para a formação da mão de obra para o pré-sal. Niterói com certeza está se preparando muito bem, pois o Comperj fará com que esta demanda se torne ainda mais intensa”.

Já o secretário municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Waldeck Carneiro, classificou a vinda da FAETERJ para Niterói como um grande salto histórico. “Essa iniciativa vai ampliar as alternativas e horizontes no campo da formação profissional em nossa cidade. Nossos jovens vão receber uma formação de alto nível e assim poderão enfrentar um mercado de trabalho cada vez mais exigente” afirmou.

Participaram também da reunião os subsecretários de Educação, Flávia Monteiro, e Ciência e Tecnologia, Luis Andrade, de Projetos Especiais, Eliani Pacheco, o Diretor de Educação Superior da FAETEC, Fernando Mota, a vice-presidente Educacional da FAETEC, Maria Cristina Lacerda, a futura diretora da unidade em Niterói, Rosane Barthollazzi.

Fonte: Prefeitura de Niterói

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.