sexta-feira, 4 de abril de 2014

NITERÓI MAIS ACESSÍVEL ATÉ 2016



Plano Municipal de Acessibilidade é entregue ao prefeito

A secretária da Coordenadoria de Acessibilidade da Prefeitura de Niterói, Tânia Rodrigues, entregou nesta quinta-feira (3/4) ao prefeito da cidade o Plano Municipal de Acessibilidade. Na ocasião, foi anunciado também que Carmem Fogaça será a nova secretária da pasta no lugar de Tânia, que retornará ao Legislativo.

O Plano Municipal de Acessibilidade estabelece metas por cada secretaria municipal com objetivo de tornar Niterói uma cidade mais acessível até 2016. Uma das metas do plano é tornar a Rua Coronel Moreira César, em Icaraí, como modelo de acessibilidade na cidade, com uma rota acessível até o Campo de São Bento. 

Outra ideia é criar cursos básicos de libras para funcionários municipais para facilitar o contato com os deficientes auditivos. De acordo com Tânia, a previsão é começar essa ação nas secretarias de Saúde e Assistência Social e Direitos Humanos. Será feita uma parceria com a Faetec para a disponibilização de um professor.

O plano contempla também a ampliação e qualificação de veículos com acessibilidade para transportar alunos com deficiência física e motora.

Está incluído nas metas a ampliação da instalação de brinquedos adaptados para portadores de deficiência em outras praças da cidade, assim como já acontece na praça Dom Orione, em São Francisco, a primeira a ter equipamentos deste tipo no Estado do Rio de Janeiro.

Fazem parte do plano fazer com que todas as obras das secretarias de Educação e Saúde contemplem a acessibilidade, a disponibilização de ônibus com piso semibaixo aberto dos dois lados que vão circular principalmente na Transoceânica e na Alameda São Boaventura e a liberação de obstáculos nas calçadas.

A Prefeitura também pretende integrar Niterói às Paralimpíadas, que serão realizadas no Rio de Janeiro após as Olimpíadas de 2016, e criar dentro do Executivo uma Comissão Municipal de Acessibilidade.

O prefeito afirmou que o Plano de Acessibilidade é fruto de um diálogo com diversas secretarias (Executiva, Educação, Saúde, Urbanismo, Habitação, Cultura, Esportes, Obras, Conservação e Serviços Públicos, entre outras).

“Esse plano tem como objetivo fazer com que Niterói, até 2016, recupere sua condição de cidade acessível. É um trabalho intersetorial e que mostra a transversalidade das ações do governo”, disse o prefeito, que agradeceu à secretária Tânia Rodrigues pelo seu trabalho e desejou êxito em sua nova trajetória.

Tânia Rodrigues destacou a importância do Plano de Acessibilidade.

“Esse plano reúne metas que consideramos prioritárias para os portadores de deficiência em todas as áreas, seja o deficiente auditivo, intelectual e visual. Agradeço pelo empenho dos secretários. Criamos uma consciência de que o deficiente é um cidadão como outro qualquer e merece exercer sua vida na sociedade de forma digna", disse.

Fonte: Prefeitura de Niterói



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.