sábado, 5 de abril de 2014

INEA aceita o estudo de impacto da TransOceânica


O "aceite" do EIA/Rima da TransOceânica.

A matéria abaixo, do jornal O Fluminense, refere-se a etapa formal do "aceite" pelo INEA do EIA/Rima apresentado pela Prefeitura de Niterói para o licenciamento ambiental da TransOceânica.

É importante esclarecer que a "aceitação" pelo INEA não é ainda a sua "aprovação". Significa que os estudos atendem, quanto à documentação e ao escopo, ao que foi exigido pelo órgão ambiental licenciador (INEA), conforme a Instrução Técnica previamente emitida.

O próximo passo é a análise das informações pelo Grupo de Trabalho instituído especificamente para este fim. Ao final da análise, o INEA convocará uma Audiência Pública para receber as críticas e sugestões da sociedade.

Conforme a normas em vigor, tanto o EIA como o Rima estão disponíveis para a apreciação dos interessados no site do INEA.

O EIA é um estudo técnico, muito detalhado e com linguagem técnica, com 1545 páginas e o arquivo possui mais de 900 Mb. Sugerimos aos interessados que leiam antes o RIMA, um documento mais resumido e destinado ao público em geral. Caso considere necessário, consulte então o EIA.

O RIMA possui 184 páginas e é um arquivo muito menor (cerca de 27 Mb) e mais fácil de fazer o download.

Também encontra-se disponível no site do INEA a Instrução Técnica que norteará a elaboração do EIA/Rima do projeto Enseada Real, de requalificação do Centro de Niterói.

Axel Grael



--------------------------------

Estudo visa diminuir o impacto no meio ambiente com a construção da via expressa entre Charitas e Região Oceânica. Imagem de divulgação

INEA dá sinal verde para estudo de impacto da TransOceânica

O Instituto Estadual do Ambiente aceitou o Estudo de Impacto Ambiental apresentado, e vai promover audiência pública para a sociedade tirar dúvidas sobre projeto

Chailon Conceição

Mais um passo importante foi dado para a implantação da TransOceânica, uma das principais obras de mobilidade urbana da cidade, que vai ligar a Região Oceânica ao bairro de Charitas, foi aceita pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) para fazer Estudo de Impacto Ambiental (EIA) da obra, apresentado pela Prefeitura de Niterói. O documento de cerca de 1,2 mil páginas contém medidas que vão minimizar os impactos à população e ao meio ambiente. O processo é uma das etapas necessárias para o início das obras.

O Inea pretende convocar uma audiência pública para que a população possa participar, tirar dúvidas e sugerir novas medidas para o estudo, porém a data ainda não foi estabelecida. Já a Prefeitura irá realizar duas audiências públicas em abril para apresentação do projeto de engenharia. Elas serão realizadas nos dias 14, em local a ser confirmado, e no 28, no Colégio Itapuca, em Piratininga. Toda a sociedade está convidada a participar.

Após esta etapa, será concedida uma licença prévia que, de acordo com informações da secretária municipal de Urbanismo e Mobilidade Urbana, Verena Andreatta, será de fundamental importância para o início da obra, que deverá começar no segundo semestre deste ano.

Estudo –  O licenciamento ambiental é uma das mais importantes do processo, pois aponta as medidas mitigadoras necessárias para que o projeto seja implantado com o mínimo de impactos negativos durante a fase de obras. Além disso, são avaliados os impactos da fase de operação, ou seja, se o projeto será viável do ponto de vista socioambiental quando estiver pronto e quais as melhorias que ele trará.

O EIA indica locais onde haverá necessidade de alargamento de vias para a implantação do BHLS (Bus of High Level of Service), ônibus especiais que irão circular na região. O estudo aponta ainda que deverão ser usados 27 mil caminhões para a retirada de pedras resultantes da perfuração do túnel e sugere como destino do material uma pedreira fora de Niterói, para depósito e posterior reutilização em outras obras da cidade.

O EIA é o conjunto de relatórios técnicos destinados a instruir o processo de licenciamento. Os relatórios são elaborados por equipe multidisciplinar, habilitada e independente, com base em Instruções Técnicas específicas, elaboradas. O estudo da TransOceânica foi realizado nos últimos cinco meses e estará disponível para consulta pública no site do Inea.

Fonte: O Fluminense

----------------------------------------------------

Saiba mais sobre a TransOceânica:

TransOceânica: Projeto já foi entregue para a CEF. Obras começam no segundo semestre.
2014: o ano destinado as obras da TransOceânica
TransOceânica: entrevista do prefeito Rodrigo Neves ao BOM DIA RIO
TRANSOCEÂNICA: início de um novo tempo na mobilidade de Niterói
Vídeo: Apresentação da TransOceânica aos vereadores na Câmara Municipal de Niterói
Verena Andreatta detalha o projeto da TransOceânica
Prefeito Rodrigo Neves sanciona Lei da TransOceânica
TRANSOCEÂNICA: CÂMARA AUTORIZA PEDIDO DE EMPRÉSTIMO PARA MOBILIDADE URBANA
AXEL GRAEL E SECRETÁRIOS EXPLICAM PROJETOS DE MOBILIDADE NA CÂMARA DE VEREADORES
VLT Charitas-Centro: Prefeitura de Niterói avança na agenda da mobilidade sustentável



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.