quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Campeonato Brasileiro da Classe Laser marca 50 anos da Usina de Três Marias

Sede do Projeto VERSOL, mantido em parceria entre o Projeto Grael, CEMIG e Prefeitura de Três Marias.


Mais de 170 velejadores confirmaram presença na competição

Durante as comemorações dos 50 anos da Usina Hidrelétrica de Três Marias, a cidade do Noroeste de Minas recebe o 38º Campeonato Brasileiro da Classe Laser, modalidade olímpica de vela com apenas um tripulante. Entre os dias 19 e 27 de janeiro, a competição vai reunir mais de 170 velejadores de 13 estados do Brasil.

Nos oito dias de competição, estão programadas dez regatas para cada uma das três classes: Radial (Feminino e Masculino), Standard e 4.7. O Campeonato Brasileiro será a primeira seletiva para os mundiais da International Laser Class Association – ILCA.

Localizada a 275 km de Belo Horizonte, Três Marias é a primeira cidade do interior do Brasil a receber uma competição nacional desse porte. Outro marco inédito é a realização do campeonato no reservatório de uma usina hidrelétrica. O município banhado pelo Rio São Francisco foi escolhido pelas condições ideais para a prática de vela em um dos maiores lagos do País, com 21 bilhões de metros cúbicos de água. Outras três cidades apresentaram suas candidaturas: Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS) e Salvador (BA).

Segundo Luiz Henrique Michalick, diretor de Relações Institucionais e Comunicação da Cemig, uma das organizadoras do campeonato, a escolha de Três Marias para a realização da competição é muito gratificante para a Empresa. “O Projeto Versol, implantado pela Companhia com o objetivo de formar novos velejadores, foi fundamental para que o lago de Três Marias fosse reconhecido como um local para a prática desse esporte, atraindo o Campeonato Brasileiro”, destaca.

Apesar de ser muito difundida nas principais capitais e no litoral brasileiro, ainda é pouco explorada nos reservatórios a prática da vela, incluindo a classe Laser, barco de classe olímpica mais popular no mundo. “Precisamos difundir a vela nessas regiões e renovar nossos talentos. Os lagos também exigem mais técnica do velejador”, destaca o secretário nacional da Associação Brasileira de Classe Laser – ABCL, José Carlos Reis. “Temos a oportunidade de realizar um evento para apoiar o crescimento do esporte e criar uma referência para a prática em reservatórios. Além de colocar a região em evidência no circuito turístico nacional”, explica Elias Oliveira, secretário de Desenvolvimento Econômico, Esporte e Turismo de Três Marias.

Organizado pela Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig, Prefeitura Municipal de Três Marias e Associação Brasileira da Classe Laser – ABCL, o 38º Campeonato Brasileiro da Classe Laser conta ainda com o patrocínio da Votorantim Metais.

Esportes náuticos

Nos últimos anos, o lago de Três Marias sediou o Campeonato Centro-Oeste da Classe Laser (2008 e 2010) e o Campeonato Mineiro da Classe Laser Standard (2009), além das três edições do Tiro de Canoa, evento com a participação de pescadores de diversas colônias do Rio São Francisco que disputaram o título de remador mais veloz da região. Dentro da programação do 38º Campeonato Brasileiro da Classe Laser, a Cemig realiza nova edição do Tiro de Canoa.

Nesta edição, além da participação de velejadores profissionais, o campeonato também será disputado por três integrantes do Projeto Versol – Vela, Remo, Responsabilidade Socioambiental e Lazer.

Referência no setor elétrico, o Projeto Versol investe na iniciação esportiva, educação ambiental e profissionalizante de jovens, com idade entre 9 e 24 anos, de escolas públicas da região. Idealizado pela Cemig, em parceria com a Prefeitura de Três Marias e o Instituto Rumo Náutico, coordenado pelos irmãos Axel, Lars e Torben Grael, o projeto oferece, há quase dois anos, aulas práticas e teóricas de natação, vela (classes Dingue e Optimist) e remo. Por semestre, são formados cerca de 150 alunos.

Cemig

Um dos mais sólidos e importantes grupos do segmento de energia elétrica do Brasil, a Cemig detém participação acionária em mais de 100 empresas e 15 consórcios. Maior empresa integrada do setor elétrico brasileiro, a Companhia atua em 23 Estados e no Chile. É o terceiro maior grupo gerador, formado por 67 usinas hidrelétricas, térmicas e eólicas, com capacidade instalada de 6.925 GW.

No Noroeste de Minas, a Cemig opera a Usina Hidrelétrica de Três Marias, com potência instalada de 396 MW – uma referência turística que completa 50 anos em 2012. O lago da represa, local onde será realizado o 38º Campeonato Brasileiro da Classe Laser, possui 21 bilhões de metros cúbicos de água, sendo sete vezes maior que a Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro.

Considerada uma das empresas mais sustentáveis do mundo, a Cemig está há 12 anos consecutivos no Índice Dow Jones de Sustentabilidade. Em Três Marias, a Empresa desenvolve ainda o Programa Peixe Vivo que, desde 2007, atua na preservação das bacias hidrográficas onde estão instaladas usinas da Companhia.

Reconhecida como “Empresa Amiga do Esporte”, a Cemig recebeu o título do Ministério do Esporte pelo incentivo a projetos esportivos e paradesportivos, incluindo o Projeto Versol. Em 2010, foram investidos R$ 3,7 milhões nos projetos de formação de crianças e adolescentes por meio da Lei de Incentivo ao Esporte.

Fonte: Superintendência de Comunicação Empresarial, CEMIG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.